Olho D'água do Borges/RN -

Deu no G1: Indíce de Desenvolvimento Humano de Olho D'água do Borges-RN é de 0,585, menor do que o de Rafael Godeiro e região


O municipio de Olho D’água do Borges infelizmente está entre os municípios potiguar que apresenta um baixo Nível de Desenvolvimento Humano – IDH, 0.585, bem atrás de Rafael Godeiro, com 0,654, Lucreica, 0,646, Caraúbas, 0,638, Almino Afosno, 0,624, Patu e Umarizal com 0,618.

Mas o que IDH?
IDH significa Índice de Desenvolvimento Humano, uma medida importante concebida pela ONU (Organização das Nações Unidas) para avaliar a qualidade de vida e o desenvolvimento econômico da população de determinado País,estado, municipio ou região.

Anualmente é elaborado o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com base em três pilares (Saúde, Educação e Renda) que são medidos da seguinte forma:

  • Uma vida longa e saudável (Saúde): expectativa de vida ao nascer
  • O acesso ao conhecimento (Educação): média de anos de estudo (adultos) e anos esperados de escolaridade (crianças)
  • Um padrão de vida decente (Renda): medido pela Renda Nacional Bruta (RNB) com base na Paridade de Poder de Compra (PPC) por habitante.
O IDH varia entre 0  e 1, revelando que quanto maior a proximidade de 1, mais desenvolvido é o país ou a região em questão . 

Dai se pergunta: Por que Olho D'água do Borges divulga que tem tudo de bom e tem o pior IDH entre os municipio mais proximos? Porque os “blogs imparciais” do município propagam que temos saúde, educação  e geração de emprego e renda modelo na região, justamente os indicadores sociais usados para avaliar o IDH, e estamos abaixo da media? Algo está errado, estão vendendo gato por lebre!. 
A mentira só prevalece enquanto a verdade não chega.

  

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179