Olho D'água do Borges/RN -

Rafael Godeiro completa hoje 48 anos de Emancipação Politica

No início do século XX, numa propriedade rural localizada na várzea de Santo Antonio, teve origem uma pequena comunidade às margens do riacho caatinga, Região oeste do estado. Ela recebeu o nome de Várzea da Caatinga. Em 1925, a localidade já apresentava sinais de crescimento. Em 1935, ganhava sua primeira escola. 

Em 1947 foi escolhido o local da futura instalação da igreja católica; e escolhido o padroeiro Santo Antonio, em virtude de estar localizada na várzea de Santo Antonio. O terreno da igreja foi doado por José Paulo; e os construtores foram: Firmino Alves Brilhante e José Pequeno. Os serventes de pedreiro foram: Alexandrino Ferreira de Lima; José Bertoldo; Antonio Tomaz; Joaquim de Paiva Menezes e Francisco Bertoldo de Lima. Em fevereiro de 1951 foi celebrada a primeira missa, pelo padre Augustinho

Em 19 de dezembro de 1963, através da Lei nº 3.001, o povoado conseguiu sua emancipação política, desmembrando-se de Almino Afonso, tornando-se município com a denominação de Várzea da Caatinga.  

Com o advento da emancipação política; foi nomeado para exercer interinamente o cargo de prefeito; o Sr. Luiz Elias. Nomeação essa feita pelo então governador do estado, o Sr. Aluízio Alves. 

Pela Lei estadual nº 3.625 de 03 de junho de 1968, o município de Várzea da Caatinga, passou a denominar-se Rafael Godeiro-RN; numa homenagem póstuma a um líder político da região.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179