Olho D'água do Borges/RN -

Inverno poderá ser acima da média em 2012

Os agricultores potiguares podem renovar as esperanças de boa safra para o próximo ano, onde o primeiro trimestre de 2012 promete ser chuvoso em boa parte do Rio Grande do Norte.

A previsão foi confirmada por meteorologistas da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado (EMPARN) apresentada na Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor Norte do Nordeste do Brasil, que aconteceu semana passada, na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). "Essa foi a primeira reunião dos meteorologistas. A segunda será em janeiro, em Fortaleza, a terceira em Natal e 4 quarta e última reunião será em Recife, e nós esperamos que a cada uma dessa reuniões, nós possamos ter sempre as confirmações de um bom inverno para 2012", disse o professor de climatologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), José Espínola Sobrinho.

A previsão, é que a quantidade de chuva que cairá nos três primeiros meses de 2012 será igual ou maior que a registrada no mesmo período desse ano. "Acreditamos que ocorrerá o mesmo que aconteceu esse ano: precipitação maior tanto no Litoral como no Semi-Árido, porque as primeiras previsões mostram isso. Trinta e cinco por cento para acima do normal, 40% para chuvas acima da média, e apenas cerca de 20% para probabilidade de seca, ou seja, a seca que atingiu o Estado em 2010, até o momento, está descartada”, disse.

Em janeiro e fevereiro, haverá boa quantidade de chuva, porém, será em março, segundo as previsões meteologógicas, que as precipitações ficaram mais volumosas, e que sendo confirmadas, farão a alegria dos agricultores, que no início do ano, já fazem as previsões sobre safra.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179