Olho D'água do Borges/RN -

Mesmo com excesso de R$ 560 milhões em caixa, Rosalba deixa instalar o caos na saúde

O Potiguar votou em Rosalba Ciarlini, dando poderes para governar o Rio Grande do Norte com autonomia para fazer funcionar os serviços essenciais de saúde, segurança e educação.

Entretanto, Rosalba Ciarlini tem ignorado cumpri o seu dever como governadora do Rio Grande do Norte, em especial nos servidores de saúde e segurança.

Neste domingo, o Hospital Regional Tarcísio Maia, que atende a uma população de 500 mil habitantes do Oeste do RN, está sem médico ortopedista, pediatra, cirurgião e anestesista.

Os demais hospitais regionais também estão arquejando, o que resultou na sobrecarga sobre o Hospital Walfredo Gurgel, em Natal. Hoje tinha 103 macas nos corredores do Walfredo Gurgel.

No HRTM, as denuncias de mortes por falta de médico especialista e UTI se multiplicaram na última semana. Os casos é um mais escabroso do que o outro. É de arrepiar.

Como falta médico no HRTM, o diretor Ney Rosbson articulou com a Prefeitura e o SAMU para, de forma emergencial, fazer transferência dos pacientes para outros hospitais.

Na área de segurança, a governadora não investiu no aumento do número de peritos e muito menos de policiais civis. Alega de forma estranha que não tem limite prudencial.

Isto mesmo, Rosalba alega Lei de Responsabilidade Fiscal, logo a lei de responsabilidade para cometer uma grande irresponsabilidade com a vida das pessoas.

Rosalba alega que não tem recursos para ampliar, mas deveria pelo menos explicar onde botou R$ 560 milhões do excesso da arrecadação recorde do RN em 2011.

Por fim, porque a governadora tem o poder de mandar médicos para o HRTM e não manda? Porque Rosalba comente esta maldade de deixar o HRTM sem suas principais especialidades?

Para que foi mesmo que ela foi eleita????

Fonte: Nominuto
 

2 comentários:

  1. Essa mulher deverá ser cassada do governo antes do final do mandato. Ela é muito despreparada, só pensa em governar sobre repressão, esse tempo já passou e ela continuou parada no tempo do autoritarismo. Por isso está perdida.

  1. Sugestão do leitor

    SUGESTÃO QUE IRÁ BENEFICIAR A SAÚDE DO NOSSO MUNICÍPIO - (PATU/RN):

    Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24H) e SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência) O Ministério da Saúde lançou, em 2003, a Política Nacional de Urgência e Emergência com o intuito de estruturar e organizar a rede de urgência e emergência no país. Desde a publicação da portaria que instituiu essa política, o objetivo foi o de integrar a atenção às urgências. Hoje a atenção primária é constituída pelas unidades básicas de saúde e Equipes de Saúde da Família, enquanto o nível intermediário de atenção fica a encargo do SAMU 192 (Serviço de Atendimento Móvel as Urgência), das Unidades de Pronto Atendimento (UPA 24H), e o atendimento de média e alta complexidade é feito nos hospitais. ATENDIMENTO EM REDE – A Rede de Atenção às Urgências e Emergências visa articular e integrar todos os equipamentos de saúde para ampliar e qualificar o acesso humanizado e integral aos usuários em situação de urgência/emergência nos serviços de saúde de forma ágil e oportuna.

    A Rede de Urgências é pensada de forma integrada e coloca à disposição da população serviços mais próximos de sua residência. Com as Centrais de Regulação do SAMU 192, o Ministério da Saúde trabalha na organização da estrutura disponível. Quando uma ambulância do programa é enviada para o atendimento, os profissionais de saúde já sabem para onde levarão o paciente. É o fim da peregrinação à procura de um leito, com a ambulância buscando onde deixar o paciente. Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) O objetivo é diminuir as filas nos prontos-socorros dos hospitais, evitando que casos que possam ser resolvidos nas UPAS, ou unidades básicas de saúde, sejam encaminhados para as unidades hospitalares. As UPAs funcionam 24 horas por dia, sete dias por semana, e podem resolver grande parte das urgências e emergências, como pressão e febre alta, fraturas, cortes, infarto e derrame.

    As UPAs inovam ao oferecer estrutura simplificada - com Raio X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação. Nas localidades que contam com as UPAs, 97% dos casos são solucionados na própria unidade. Quando o paciente chega às unidades, os médicos prestam socorro, controlam o problema e detalham o diagnóstico. Eles analisam se é necessário encaminhar o paciente a um hospital ou mantê-lo em observação por 24h. Serviço de Atendimento Móvel às Urgências (SAMU 192) Ao discar o número 192, o cidadão estará ligando para uma central de regulação que conta com profissionais de saúde e médicos treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. São estes profissionais que definem o tipo de atendimento, ambulância e equipe adequado a cada caso. Há situações em que basta uma orientação por telefone. O SAMU/192 atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, através do telefone 192 o atendimento chega ao usuário onde este estiver. SAMU 192 e UPA 24h trabalham integrados no atendimento às urgências e emergências.

    Abraços, CLAUDISMAR DANTAS.

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179