Olho D'água do Borges/RN -

Olho D’água do Borges comemora hoje seus 82 anos de fundação


Olho D'água do Borges, município do estado do Rio Grande do Norte, localizado na microrregião de Umarizal, região do Oeste Potiguar, a 321 Km de Natal, fica a 164m acima do nível do mar. Municípios limítrofes Norte: Caraúbas e Apodi; Sul: Rafael Godeiro; Leste: Patu; e Oeste: Umarizal. Área territorial de 141 km².

O município teve sua origem em antiga propriedade rural do século XVIII, a deduzir-se das posses de Domingos Borges de Abreu, posteriormente passada aos herdeiros, ampliada, cultivada e engrandecida por esses.

Foi a partir dessa propriedade rural, situada às margens do riacho Olho D’água, que surgiu o povoado denominado naturalmente Olho D’água do Borges, numa referência ao riacho que banhava as terras da região e ao morador pioneiro da localidade.

O decreto número 603, de 31 de outubro de 1938, criou o distrito de Olho D’água do Borges, pertencente ao município de Patu.

Em 1840, o povoado estava em processo de organização, com a antiga propriedade sendo ampliada e cultivada pelos herdeiros, e a conclusão da capela de Nossa Senhora da Conceição em 2 de novembro do mesmo ano, foi outro marco importante para o desenvolvimento do território.

Pela lei estadual nº 912, de 24 de novembro de 1953, o distrito de Olho D’água do Borges deixa de pertencer ao município de Patu para ser anexado ao novo município de Almino Afonso.

No dia 17 de dezembro de 1963, pela Lei estadual número 2.998, Olho D’água do Borges teve seu território desmembrado de Almino Afonso e tornou-se município do Rio Grande do Norte.

É importante lembrar que hoje, comemoramos o aniversario da fundação de Olho D’água do Borges,  que aconteceu em 20 de setembro de 1929, com a  celebração da primeira missa e a realização da primeira feira na comunidade, e não a emancipação politica, que foi em 17 de dezembro de 1963, como muita gente confunde. 

Parabéns Olho D’água do Borges pelos seus 82 anos de fundação !!!!!!!!!!!! 

1 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    Falando de política, vem bomba por ai, Breninho se cuide ,a bomba é mesmo que uma dinamite.É um tal de num sei u que neto.Este cara vem arrasando,botando para quebrar.nou

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179