Olho D'água do Borges/RN -

Comunidade Quilombola do Jatobá, no municipio de Patu prepara mudas para projeto

Agricultores de diversos municípios da região do Médio Oeste do Rio Grande do Norte estão produzindo bancos de sementes e viveiro com mudas de hortaliças. Na Comunidade Negra do Jatobá, no município de Patu a partir de uma iniciativa de convivência com o semiárido, os pequenos produtores criaram um viveiro de mudas com objetivo de produzir mudas de hortaliças, plantas medicinais, plantas frutíferas e plantas nativas.

Essa iniciativa partiu da ação estratégica da equipe técnica do Centro Juazeiro que desenvolve um trabalho em parceria com o Núcleo Sertão Verde, há três anos na Comunidade Quilombola.
O Viveiro de mudas vem proporcionando às famílias, o cultivo de hortaliças em uma horta comunitária, além do fortalecimento dos pomares e o plantio de árvores para arborização e reflorestamento da área da comunidade.

A Comunidade Negra do Jatobá está organizada em um grupo de nove famílias que desenvolve os trabalhos desde a horta ao viveiro de mudas. Para essa fase do P1+2 a Comunidade está preparando as mudas para entregar a organização do projeto.

Estão sendo preparados diversos tipos de mudas como de plantas como a Goiaba, Acerola, Pinha, Tamarindos, Urucum, Nim, Cumarum, Pau d´arco, Cajarana, Cajá, Umbuana, Juazeiro, Mamão e outras espécies.

Já em Messias Targino, a produção tem sido de sementes. A família de Maria José que produz hortaliça agroecológica há mais de dez anos, vem desenvolvendo com o apoio do Centro Juazeiro, está realizando há mais de três anos, a produção de suas próprias sementes. Hoje a família é alto sustentável na produção de sementes de Coentro, Alface, Cenoura, Pimentão, Melão de Cheiro, Tomate e outras. "É muito melhor nós produzirmos as nossas próprias sementes do que comprar, assim estamos economizando dinheiro, e temos a certeza de que estamos plantando uma semente limpa e de boa qualidade, como exige a produção orgânica", destacou Maria José.

Todo esse trabalho vem sendo desenvolvido através do P1+2 UGT Núcleo Sertão Verde a família vai comercializar 50Kg de sementes de coentro. "Além das muitas vantagens com a qualidade das sementes que produzimos, o cultivo de sementes agroecológicas está melhorando a nossa renda da família e a vida de muitos outros agricultores", acrescentou.

O Centro Juazeiro faz o acompanhamento técnico a essa família através do Projeto Balaio de Economia Solidária da Rede Pardal que tem como parceiros AVFS e o CF8 que oferecem recursos da União Européia.


Fonte: Correio da Tarde

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179