Olho D'água do Borges/RN -

Professores do RN lutam por 33,23% do Piso do Magistério e para serem ouvidos: “o sindicato não pode aguardar por Fátima. Ele tem que ir pra luta agora”

 

Um grande grupo de professores efetivos do Estado estão organizados e mobilizados na luta pelo reajuste de 33,23% do piso salarial. Para isso, estão unindo força e lutando contra a direção do sindicato dos professores, que, segundo eles, não estão representando o desejo da categoria.

“Nós estamos fazendo uma pressão em cima da coordenação do SINTE RN pra que o SINTE possa provocar o governo para que seja chamado uma assembleia pra discutir, pois até então a categoria não foi chamada pra discutir”, informou Bruno Lima, que integra o movimento.

Abaixo está uma entrevista com o professor Bruno Lima. No diálogo também pode ser lido o apoio do movimento na inclusão dos servidores no piso do magistério:

“Eu sou super a favor que sejam incluídos os funcionários ativos no Fundeb. Tanto o professor tem direito, como o servidor tem direito. Inclusive, o piso era pra ser dado para todos servidores que trabalham na Educação, porque todos atuam nas escolas, todos dão sua contribuição e por que não podem ter o mesmo reajuste dos professores? Que diferença é essa na mesma classe, da educação?”, questionou o professor Bruno Lima.

Diálogo com o professor Bruno Lima: 

Como constitui o movimento?

Bruno: Sou Bruno Lima, professor do Estado do RN, nós estamos com um movimento com professores da base, filiados ao SINTE RN. Temos hoje um grupo de mais ou menos 12 mil professores organizados e temos um baixo assinado solicitando uma greve caso o governo não cumpra os 33,23% do piso salarial. 

Qual motivo levou vocês a fazerem esse movimento?

Bruno: Nós estamos fazendo uma pressão em cima da coordenação do SINTE RN pra que o SINTE possa provocar o governo para que seja chamado uma assembleia pra discutir, pois até então a categoria não foi chamada pra discutir. Eles estão levando em banho-Maria, como se diz no ditado popular, deixando pra depois. Isso acontece porque o interesse do governo estadual é aguardar uma medida provisória de Bolsonaro diminuindo o índice de 33,23% para provavelmente o INPC, que deve dar provavelmente uns 10%. Nós queríamos que Fátima tomasse uma atitude diferenciada: dar os 33,23%. Esse é o índice correto e constitucional. Acreditamos que Fátima não pode aguardar por Bolsonaro. O sindicato não pode aguardar por Fátima. Ele tem que ir pra luta agora, chamar a base pra ir pra luta agora. 

O movimento está participando ativamente da luta pelo reajuste?

Bruno: Participamos de uma reunião hoje e eles estão fazendo um impacto financeiro com 33,23% para aposentados e ativos. Por outro lado, como estava muito na inércia o sindicato, os professores estão se movimentando em ações tanto virtuais como presenciais. Tudo para que possamos sermos ouvidos. Para que o sindicato chame uma assembleia geral, que tenha um indicativo de greve como pauta, que a governadora cumpra os 33,23%. O SINTE disse assim pra gente “vocês estão de férias”, não estamos de férias, estamos em guerra. Quando se fala em direito de professores e cumprir a lei a gente vai a todo momento fazê-la cumprir e vamos criticar a todo momento, como cidadão que temos direito e como filiados ao SINTE. 

Agora o governo pode utilizar até 70% do FUNDEB para pagar servidores. Qual sua opinião sobre isso? Você acha que o piso deveria ser estendido aos funcionários?

Bruno: Isso já está posto na Lei do FUNDEB. Agora contabiliza professores e servidores da Educação, e o governo vai poder contabilizar nos 70%. Eu sou super a favor que sejam incluídos os funcionários ativos no Fundeb. Tanto o professor tem direito, como o servidor tem direito. Inclusive, o piso era pra ser dado para todos servidores que trabalham na Educação, porque todos atuam nas escolas, todos dão sua contribuição e por que não podem ter o mesmo reajuste dos professores? Que diferença é essa na mesma classe, da educação?

Fonte: SINSP/RN 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179