Olho D'água do Borges/RN -

19 de março: Fé e expectativas de chuvas no dia de São José

 

Hoje 19 de março, é comemorado o dia de São José, pai de Jesus Cristo, segundo a Bíblia é um dos santos mais populares da Igreja Católica, por sua crença e também por ser considerado o padroeiro dos trabalhadores e das famílias.

São José é conhecido também por José de Nazaré, José, o Carpinteiro e como São José Operário, porque o santo era conhecido pela sua profissão,

Dezenove de março é o dia em que o sertanejo olha ao céu com mais esperança do que o habitual. Ele ergue a cabeça e procura as nuvens carregadas que há tantos anos teimam em se afastar do sertão nordestino.

Diante de tamanha escassez, resta ao agricultor se apegar à fé, que conforme a crença popular, se chover no dia 19 de março, data em que se celebra São José, o inverno tende a ser próspero e a colheita no campo farta.

Alheios aos números, os sertanejos se mantêm firmes na devoção. O Santo padroeiro é, para muitos, a única esperança de uma colheita próspera. Por isso a data é aguardada todos os anos por muitos agricultores. Ele é protetor dos nordestinos, que esperam a chuva.

Outra tradição da data é contada na letra da música “São João do Carneirinho”, de Luiz Gonzaga. Os agricultores acreditam que plantando milho no dia de São José e vindo à chuva, a colheita será boa no São João. Muitas promessas são feitas no dia do padroeiro, considerado um momento de solenidade para a Igreja Católica.

Meu divino São José,

Aqui estou a vossos pés.

Dá-nos chuva com abundância,

Meu divino São José.

"O sertão é uma espera enorme",

Dá-nos chuva com abundância,

Meu divino São José. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179