Olho D'água do Borges/RN -

Outono começa nesta sexta e concentrará chuvas no interior do RN e temperaturas mais amenas no estado.

Nesta sexta-feira (20) às 00h50 começa oficialmente o Outono e segue até 20 de junho. No Rio Grande do Norte, este período tradicionalmente concentra as chuvas no interior, com temperaturas mais amenas, com o aumento da umidade e das nuvens no céu. 

De acordo com as análises da Unidade de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), nos próximos dias de março até maio, devido a atuação em todo o RN da Zona de Convergência Intertropical (ZTIT), a previsão é de ocorrência de chuvas, com bons volumes e distribuição, especialmente no interior e no litoral do estado. 

A partir de abril, as chuvas estão previstas para as regiões leste e agreste, devido a atuação de Sistemas Ondulatórios de Leste. A chuva média esperada, para o período, por região é a seguinte: Oeste 367,2mm, Central 288,4mm, Agreste 297,5mm e Leste com 496,7mm.

O chefe do setor, Gilmar Bristot explica que a estação não deverá sofrer influências de fenômenos de escala global, como El Niño ou La Niña e que a única anomalia observada está relacionada com o aquecimento das águas superficiais do Oceano Atlântico. “Como consequências, além da umidade maior ao longo da faixa litorânea leste (Grande Natal), que em algum momento poderá aumentar a sensação térmica (mais calor), como também colaborar para ocorrência de pancadas de chuvas com intensidades moderada a forte, tanto no interior como na capital”, disse.

“O cenário se confirmando, as chuvas 2020 devem ser de normal a acima do normal contribuindo bastante para o aumento do volume de água dos reservatórios do RN”, avaliou Bristot. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179