Olho D'água do Borges/RN -

11 de Agosto – Hoje é Dia do Estudante

Hoje,11 de agosto, é comemorado o dia daqueles que dedicam parte de seu tempo aos estudos, é Dia do Estudante. Das crianças da educação básica aos pesquisadores doutores, passando pelos jovens do ensino médio e superior, a data é uma homenagem a todos eles. É uma data muito significativa, os estudantes devem ser valorizados por seus familiares e a sociedade, pois estudar não é tarefa fácil. Requer muita dedicação, compromisso e é cansativo. O estudo leva as crianças ao crescimento saudável, a aprender a conviver com outras pessoas, a aceitar regras de boa convivência e etc.

As crianças e jovens que não frequentam uma escola, o que é muito triste, perdem grande parte de suas vidas ociosos, nas ruas ou trabalhando e perdem a oportunidade de terem um futuro, uma profissão que lhes proporcione uma vida digna. Ficar longe da escola, nas ruas das cidades, pode levar as crianças a se envolverem com drogas, criminalidade, passando necessidades, fome, sede, frio, sem receber carinho e atenção. O estudante deve dar valor na escola, na oportunidade que tem de estudar, pois a vida para quem não frequenta uma escola é muito difícil e de sofrimento.

Para entender as comemorações desse dia, é preciso voltar na história, pois, em 11 de agosto de 1827, D. Pedro I autorizou a criação dos primeiros cursos superiores no Brasil. Foram criadas as Faculdades de Direito de Olinda, em Pernambuco, e do Largo do São Francisco, em São Paulo, pioneiras no ensino superior.

Dessa forma, a comemoração do Dia do Advogado, que no Brasil também é celebrado no dia 11 de agosto, é uma forma de comemorar o início do ensino superior e das disciplinas jurídicas em solo brasileiro. Em 1927, durante as comemorações do centenário dessa data, o jurista Celso Gand Ley sugeriu que essa celebração fosse mais abrangente, comemorando também o Dia do Estudante.

Outro fato que reforçou ainda mais as comemorações dessa data foi a criação da União Nacional dos Estudantes (UNE) no dia 11 de agosto de 1937, com o objetivo de representar os estudantes de diversas categorias.

O acesso à Educação é um direito assegurados pelos Artigos 6º da constituição Federal e 26º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, por isso, vários programas governamentais já foram criados para incentivar a permanência na escola e zerar o analfabetismo.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179