Olho D'água do Borges/RN -

Olho D'água do Borges comemora hoje 51 anos de emancipação política, com apenas o feriado municipal

Vista da nossa cidade vindo de Caraúbas

O município de Olho D'água do Borges comemora hoje 51 anos de Emancipação Politica, que aconteceu em 17 de dezembro de 1963. Logo após as Capitanias hereditárias, as nossas terras foram divididas e distribuídas em porções as quais se chamavam datas, e a cada data era dada o nome de acordo com um marco que nela se destacasse.

No século XVIII tomou posse em uma data de terra no Riacho da Pedra Branca um cidadão Português cujo nome era Joaquim Borges da Siqueira, o qual organizou uma fazenda no centro da data que tomara posse. A fazenda em virtude de ter sido encravada nas proximidades de um olho d'água, lugar onde sempre teve água permanente, recebeu o nome de Fazenda Olho D'água; mas nas datas vizinhas também havia outros Olhos D'água, então o povo organizou e cognominou esta fazenda que pertencia a data da Pedra Branca; de Fazenda Olho D'água do Borges, em virtude da mesma pertencer a Joaquim Borges da Siqueira, a fim de que se tornasse mais fácil sua identificação.

Praça Felismina Barros - Foi aqui onde começou a cidade
 O Sr. Joaquim Borges, se desfez da Fazenda, vendendo-a ao tenente João Francisco Lopes, e seu irmão Joaquim Manoel de Barros, no fim de 1.700 e foi embora para Fortaleza-CE.

Os herdeiros dos respectivos proprietários, com a ajuda de outros moradores vizinhos, sentiram a necessidade de professar sua religião e procuraram imediatamente construir uma capela a qual deram como Padroeira N. S. da Conceição, ainda hoje existente numa nova igreja edificada pelos moradores subsequentes.

Por volta de 1929, ordenava o referido local o senhor Felinto da Silveira Barros, que recebendo um convite do Padre do Conto do Lima em Patu, ambos se prestaram de acordo a criar uma capela em frente a casa da Fazenda, como também criar uma pequena feira para os moradores vizinhos.

No dia 20 de setembro de 1929, houve a missa solene, celebrada pelo Padre Francisco Sohl, e inaugurada a primeira feira de Olho D'água do Borges, dando origem ao nome desta recente cidade de Olho D'água do Borges. Em 30 de outubro de 1938 foi elevada a categoria de vila.
Mercado Publico Municipal - Local onde acontecia grandes festa da cidade, como São João, 20 de setembro, festa da Padroeira e outros grandes eventos, hoje está assim, em ruínas, a imagem real do que é Olho D'água do Borges hoje  sem as maquetes.

Localização geografica de Olho D'água do Borges no mapa do Rio Grande do Norte
Em 1953 a vila de Almino Afonso foi elevada a categoria de cidade e Olho D'água do Borges, ficou sobre o domínio daquele município e pertencendo a mesma comarca e paróquia de Patu. Em de 17 de dezembro de 1963, Olho D'água do Borges, foi elevada a categoria de cidade pela lei nº 2.998, , ficando ainda pertencendo à comarca e paróquia de Patu, em 1971, foi transferido para a comarca de Umarizal. O feriado municipal de 17 de dezembro foi instituído pela Lei Orgânica Municipal Promulgada em 01/04/1990. 

Olho D'água do Borges está localizado na micro região de Umarizal, com uma Área geográfica de 141 km2 e com aproximadamente 4.295 habitantes, distante 300 Km da capital, Natal. Limita-se ao norte com o município de Caraúbas; ao sul, com o município de Rafael Godeiro, que também foi desmembrado do de Almino Afonso; ao leste, com o município de Patu e a oeste com o município de Umarizal.

A data de hoje nos traz uma angústia, e algo intrigante que nos leva até a uma determinada revolta. A sociedade Olhod'aguense está desprovida de conhecimento acerca de sua própria história, uma vez que o poder público municipal ao longo dos anos, não se preocupa em manter viva a história do processo de formação territorial e politica de nosso município.  

Vista de Olho D'água do Borges, chegando de Patu
Infelizmente hoje não temos muito o que comemorar. Somos um município que  convive com atraso e deficiências em todos os setores, como,  Saúde, educação, assistência social, geração de emprego e renda, parte de funcionários com salários atrasados  e etc..

Um fato estranho, é que somos um dos municípios potiguares que recebeu o maior volume de recursos através de convênios com o governo federal nos últimos anos. Segundo divulgam na mídia, algo superior a R$ 15.000.000,00, Mas, isso pouco ou quase nada tem refletido na melhoria da qualidade de vida da população. O que vemos são inúmeras obras inacabadas, como Campo de Futebol que a mais de dez anos está abandonado, Adutoras do Sitio Riacho/Cardosos, Saneamento Básico, Ginásio de esporte entre outras que iniciaram a poucos meses e já estão caminhando para o rol das obras encabadas.

Nossa festas tradicionais também estão em fase de extinção, como São João, 20 de setembro e Festa da Padroeira. O povo de Olho D’água do Borges exige que se preserve sua história, sua gente, sua cultura, em nossas memorias.

Imagem dos grandes desfiles de 07 e 20 de setembro que acontecia
em nosso municipio e que hoje não existe mais
Mesmo assim, é com muita satisfação e orgulho que venho parabenizar, saudar toda população, e desejar FELIZ ANIVERSÁRIO pelos 51 anos da sua emancipação política, a todos os homens, mulheres, idosos, jovens e crianças, da nossa querida e sofrida Olho D’água do Borges, que a custa de muito sofrimento e suor desbravaram e ajudaram a fazer desta terra o nosso orgulho, ainda que manchado por tantas perseguições, descriminações e maldade patrocinadas por esta oligarquia que se reserva no poder ao longo dos últimos 25 anos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179