Olho D'água do Borges/RN -

“Boa parte dos votos de Robério Paulino está sendo transferidos para Robinson Faria”

Segundo o professor Mardone França, a razão para que Robinson assumisse a liderança na corrida pelo governo do Estado pode se dever ao fato de que o vice se constituiu como alternativa de parte do eleitorado que votou branco ou nulo no primeiro turno e, também, absorveu parte considerável dos eleitores do professor Robério Paulino (PSOL). “Robinson deve ter ganhado o voto desse eleitorado. Para que ele pudesse apresentar o que Ibope mostrou, ele deve ter capitalizado esse voto do eleitor mais crítico, de tal maneira que deixou essa vantagem que o instituto está mostrando. Essa é a única fonte onde ele pode ter tirado votos. O número de votos brancos e nulos diminuiu e não foram para Henrique. Foram para Robinson e deu esse valor”.

Quanto a Henrique, Mardone considera que em que pese ele ter acalentado há muitos anos projeto de ser governador do Estado, sendo um político com todas as condições de governar o Estado, criando todas as condições com o grande arco de apoio estruturado em torno de si, a opinião pública surpreende e o voto traz resultados inesperados. “Não se pode prever com muita antecedência”, diz Mardone.

Além disso, o professor considera que nessas eleições há um pouco do rescaldo das manifestações do ano passado, que, na sua visão, de certa forma pegaram o RN. “Eleitores estão vendo um Henrique talvez com essa coisa do político tradicional, com todo o apoio que teve. Acredito que tenha pesado Henrique não ter captado o voto de pessoas que estão descontentes com o estado de coisas no Brasil. Ele, como político sempre em evidência no cenário nacional, o voto jovem pode está projetando que Henrique não representa o que ele quer”, avalia.

Quanto a Robinson, Mardone considera que, embora sendo também um político antigo, nunca teve a proeminência nacional que Henrique sempre demonstrou. “Por isso pode ter sido negativo o fato de Henrique projetar para o eleitorado o político nacional que sempre esteve na linha de frente. Isso pode ter levado o eleitor insatisfeito a não votar nele, como representante da política antiga. Mas essa é a interpretação que faço a respeito do que o eleitor possa pensar. Tanto Henrique, como Robinson, são preparados para governar esse Estado, mas o fato é que, quem decide, é o eleitor”.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179