Olho D'água do Borges/RN -

Vilma “bate na mesa” pelo excesso de peso do palanque do PMDB na eleição de Mossoró, RN

O excesso de peso do palanque que reúne DEM, PSB, PMDB, PSDB e outros partidos na eleição do RN, em torno da candidatura de Henrique Alves ao governo do Estado e Vilma para o senado.

Além das ideologias diferentes, dos candidatos opostos à presidência da república, o palanque abriga contradições até na política municipal potiguar.

Por exemplo, Vilma de Faria “a joia da coroa” do PMDB e DEM, já bateu na mesa e impôs que, na eleição suplementar de Mossoró, o PMDB fique contra os democratas, rejeitando o nome de Cláudia Regina que apoiara na eleição de 2012 e vincule-se “guela abaixo” à deputada Larissa Rosado.

Larissa do PSB já teria, inclusive, o nome de Alex Moacir como seu vice, excluindo o atual vice-prefeito Wellington Filho, do PMDB, que tem a tendência de apoiá-la, quebrando a aliança de 2012 e deixando Claudia Regina no “ora veja”.

Por outro lado, a ex-prefeita Fafa Rosado, que saiu do DEM, filiou-se ao PMDB e deixou o seu esposo Leonardo Nogueira disputando a reeleição de deputado estadual no DEM, já anuncia que não terá condições de apoiar Larissa Rosado.

O vereador Claudionor dos Santos e outros seguidores de Fafá dizem a mesma coisa.
A conclusão é de que, se o palanque da eleição suplementar de Mossoró abriga tantos choques e contradições, como haverá harmonia na luta eleitoral, em torno da chapa Henrique para governador e Vilma para o senado?

Vilma Faria deu o sinal e  começa a falar grosso, desde essa eleição suplementar em Mossoró.

O tom impositivo se prolongará em todas as negociações, até a definição da chapa coligada em junho próximo.

Vilma usa e abusa do refrão: “manda quem pode e obedece quem tem juízo“.
Os pretensos aliados “botaram na cabeça” que só ganham a eleição com  ela.
Um tema para estudo na psicanálise política!

Tais “aliados” fazem ouvido de mercador  (e até ridicularizam) qualquer hipótese, opinião, ou alternativa contraria. Em razão disso, Vilma veta nomes, impõe condições, indica seu suplente, exclui pessoas e partidos…

E continua recebendo o apoio genuflexo de peemedebistas, democratas, tucanos e outros partidos para eleger-se governadora, ou senadora, em 2014.

Além de fato inusitado, um verdadeiro fenômeno político, que não encontra explicação racional, salvo em pesquisas “encomendadas” para inibir e intimidar ações contrárias!

Mesmo assim, perdura o maior risco para Henrique Alves e os seguidores democratas, tucanos etc, que será na “reta final” Vilma Faria lançar-se para o governo do estado, em aliança com o PT de Fátima Bezerra, que seria a sua candidata ao senado.

Observe-se que já há precedentes na eleição de 2014, de aliança do PT com o PSB. Os petistas caminham para se unir com o PSB no Espírito Santo e Amapá, governados atualmente por Renato Casa Grande (PSB) e Camilo Capiberibe (PSB), respectivamente.

Sem dúvida,uma  aliança desse tipo no RN formaria uma chapa forte, diante das circunstâncias locais. Aliás, em recentíssima entrevista ao JH, o vereador de Natal Fernando Lucena, já deu a “dica” de que a chapa dos sonhos dos petistas seria Vilma governadora e Fátima, senadora.

Para o bom entendedor, meia palavra basta!
Henrique, nesse caso, ficaria literalmente “seguro no pincel”.

Teria que reformular toda a sua estratégia, em pouquíssimo tempo. Certamente, nenhuma dessas hipóteses é levada em conta pelos “doutos” e “autossuficientes” articuladores e prepostos do PMDB, que negociam com Vilma, em nome do partido.

Eles conduzem a “chave do reino”, que já tem rainha (a própria Vilma).
Falta apenas saber o destino dos súditos; os pobres eleitores do RN!


Fonte: Ney Lopes

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179