Olho D'água do Borges/RN -

Emparn aponta ocorrências de chuvas em Mossoró a partir de hoje


A sensação de calor registrada em Mossoró nos últimos dias deve ser amenizada a partir de hoje, 27, até o final de semana, período em que a região semiárida voltará a registrar ocorrência de chuvas. A previsão é da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).

De acordo com o meteorologista Gilmar Bistrot, alguns municípios do Estado já começaram a presenciar mudanças climáticas desde ontem, 26. "Nos últimos dias, houve um processo de estabilização e até diminuição das chuvas, o que é normal. A partir desta quinta-feira o cenário pode mudar e com a chegada do final de semana todas as regiões do RN deverão registrar precipitações", revela.

Até junho, a tendência é de chuvas próximo da normalidade no Nordeste. O prognóstico foi confirmado no mais recente encontro promovido entre os meteorologistas da região, ocorrido em Recife na semana passada. Durante a análise feita pelos especialistas, a previsão de chuvas acima da normalidade cresceu, ficando em 35%, ante 25% apontado na reunião anterior, realizada em Natal há pouco mais de um mês.

Os percentuais apresentados no encontro foram os seguintes: chuvas dentro da normalidade: 45% (o mesmo da previsão anterior); acima do normal: 35%; abaixo do normal: 20% (o prognóstico anterior era de 30%). "As condições dos oceanos têm favorecido essas previsões. O Atlântico Norte, por exemplo, está com suas águas mais frias, e o Atlântico Sul apresenta condições mais neutras, o que também ocasiona chuvas dentro da normalidade", explica Gilmar Bistrot.

Diante das previsões, a estimativa é de que até o final do primeiro semestre sejam registrados entre 600 e 700 milímetros de chuvas em Mossoró. Em 2013, o município registrou pouco mais de 470 milímetros, o que caracteriza o ano como seco. Já em 2012, foram cerca de 200 milímetros de chuvas, ano extremamente seco, conforme classificação dos meteorologistas.

O Mossoroense

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179