Olho D'água do Borges/RN -

Professores da rede estadual de ensino vão receber notebooks

Nesta sexta-feira, todos os professores da rede estadual de ensino do RN (cerca de 21 mil ao todo) receberão notebooks através de parceria entre os governos federal e estadual. A entrega seria ontem, mas foi adiada porque alguns equipamentos não haviam chegado. A Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seec) não esclareceu qual a participação do governo federal nem quanto o governo estadual aplicou no projeto. As informações serão repassadas em coletiva de imprensa amanhã. 
O projeto que, segundo o assessor de comunicação da Seec, Wendell Câmara, não pode ter o nome divulgado, é parecido com o Programa Computador Portátil para Professores, implantado pelo governo federal em todo o Brasil. Através do programa, o governo subsidia a compra de computadores portáteis por professores das redes municipal, estadual e privada. A diferença é que no RN os professores não precisaram se inscrever em nenhum projeto, não puderam escolher amarca e o modelo e nem vão pagar. Os computadores, porém, devem ser devolvidos quando os professores se aposentarem.

O assessor disse que todos os professores estaduais que estiverem em sala de aula vão receber. O secretário de Educação Otávio Augusto disse que os notebooks foram comprados pelo governo federal em parceria com o estadual. "Colocamos recursos nossos neste projeto".

No Programa Computador Portátil para Professores, o governo federal subsidia a compra dos equipamentos, cabendo ao governo dos estados escolher a empresa que vai vender os notebooks através de uma licitação.

Sem opção
A professora Antônia Araújo, da Escola Estadual Dom José Adelino Dantas, de Natal, é uma das beneficiadas pelo programa. Para ela, os notebooks vão facilitar o planejamento das aulas e estimular pesquisas na internet.

No entanto, ela gostaria de ter participado do processo de escolha da marca e do modelo do computador. "Que vai contribuir com a formação dos professores, vai. Só não concordo com a maneira que isto está sendo feito", afirma.

Estagiários de fora
Os estagiários não foram incluídos no programa. José Carlos Bezerra Faustino cursa o 5º período de Pedagogia e trabalha como estagiário há quatro meses na escola Adelino Dantas. Segundo ele, "os estagiários têm a mesma responsabilidade que os professores concursados dentro da sala de aula, mas ficaram fora do programa".

A direção da Escola Estadual Dom José Adelino Dantas limitou-se a dizer que a Seec entrou em contato com a escola e afirmou que todos os professores iriam receber um notebook. De acordo com a direção, nenhum professor do Adelino se inscreveu em algum programa nem passou por seleção para receber os computadores.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179