Olho D'água do Borges/RN -

“Tem que mudar objetivo da CPI”, diz Bolsonaro em telefonema a Jorge Kajuru

 

O senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) revelou neste domingo uma conversa que teve com o presidente Jair Bolsonaro a respeito da CPI da covid. Em uma conversa de cerca de seis minutos, Bolsonaro disse que o escopo da CPI será apenas de investigação contra o governo federal, e cobrou que governadores e prefeitos sejam chamados para prestar satisfações.

A queixa de Bolsonaro com Kajuru, um dos que assinam o pedido de CPI, é que o objeto de investigação não incluiria o papel de prefeitos e governadores no combate à pandemia, e que a investigação focaria apenas no governo federal. "Tem que mudar o objetivo da CPI – tem que ser ampla", pede o presidente ao senador.

"O objetivo do autor, que eu não sei quem é, é investigar omissões do governo federal no tratamento da covid", implica Bolsonaro – que instantes depois diz que o objetivo é investigar suas ações e que a CPI da covid "iria para cima de mim". O presidente confia que, do jeito que está, a CPI da Covid trará danos ao seu governo: "Se não mudar, a CPI vai simplesmente ouvir o Pazuello, ouvir gente nossa, para fazer um relatório sacana."

Apesar da conversa ter sido postada no perfil de Kajuru, o clima entre os dois tem momentos de desconfiança – Bolsonaro se queixa diversas vezes a Kajuru, que cobra do presidente que separe "o joio do trigo" entre os senadores. O presidente também pediu que o senador encampe a pauta de impeachment de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaro voltou, durante a conversa por telefone a se eximir de qualquer culpa pelas mortes por coronavírus no país – que chegaram, neste final de semana, a 350 mil. "Vai morrer gente no Brasil – agora, podia morrer menos gente se os governadores e prefeitos todos pegassem o recurso e aplicassem em postos de saúde e hospitais", disse. Bolsonaro, considerado por especialistas como um dos principais responsáveis pelo insucesso no combate à pandemia – a ponto de se discutir se houve crime de genocídio ou não – não apresentou provas ou casos concreto de desvio de dinheiro de outros entes da federação.

Kajuru assinou, com o senador Alesandro Vieira (Cidadania-SE) um Mandado de Segurança que pede que a CPI da covid seja instalada pelo presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Pacheco disse que cumprirá a ordem, mas o caso foi pautado para a quarta-feira (14). Nela, os ministros deverão decidir se concordam com a decisão de Luis Roberto Barroso de obrigar a abertura dos trabalhos.

Ouça a conversa de Kajuru e Boçsonaro aqui.

Fonte: Carta Capital

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179