Olho D'água do Borges/RN -

CNE discute novas mobilizações e reajuste do piso


Na ultima sexta-feira (16), último dia da reunião do Conselho Nacional de Entidades da CNTE, que ocorreu em Brasília, foram debatidos diversos assuntos de interesse dos profissionais da educação, entre eles,o reajuste do piso salarial.

De acordo com o presidente da CNTE, Roberto Leão, o valor do piso, que hoje é de R4 2.135,64, será reajustado em 7,64%. O reajuste será informado ao Ministério da Educação, em audiência com o ministro.

Ainda segundo Leão, a reunião é de suma importância. “Não apenas para discutirmos assuntos de interesse da categoria, mas porque estamos passando por um momento turbulento no nosso país, regido por esse governo golpista, e que nos obriga a nos prepararmos e nos posicionarmos frente a diversos projetos e medidas,em especial a Reforma da Previdência, que irá prejudicar a classe trabalhadora, principalmente as mulheres”, ressaltou.

No evento, que contou com a participação de 44 entidades, foi discutido também o calendário das próximas mobilizações da categoria. Entre as atividades, foi proposto reuniões nas bases, nos estados, para avaliar uma greve geral, por tempo indeterminado, no início do ano, que será aprovado no 33º Congresso da CNTE que ocorrerá de 12 a 15 de janeiro de 2017, em Brasília.

De acordo com a Secretária Geral da CNTE, Marta Vanelli foram inscritos no Congresso, 2.261 delegados e 12 resoluções de diferentes forças políticas. “Isso nos aponta, que teremos um debate plural e muito proveitoso no evento”, ressaltou.

No CNE, também foi aprovado o regimento do Congresso, com o tema “Paulo Freire: Educação Pública, Democracia e Resistência”. Os temas de debates serão: conjunturas nacional e internacional, política educacional e sindical, balanço político, políticas permanentes, e plano de lutas.

Os presentes também aprovaram o regimento eleitoral para eleições da diretoria executiva e do conselho fiscal da CNTE, para a gestão 2017-2020, que ocorrerá no Congresso.

Fonte: CNTE


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179