Olho D'água do Borges/RN -

15 DE OUTUBRO: Hoje é Dia do Professor

O Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro. Esta celebração começou em 1947, 120 anos depois do Decreto de D. Pedro I que criava o Ensino Elementar no Brasil, em 15 de Outubro de 1827. Mas só foi  oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963.

São os professores que alfabetizam nossas crianças e transmitem informações e conhecimentos fundamentais para o desenvolvimento dos nossos jovens. Esta profissão é tão marcante em nossas vidas que é difícil encontrar alguém que não se lembre de um professor que marcou sua infância ou juventude.

Transmitir conhecimentos não é uma tarefa fácil, principalmente em uma sociedade como a nossa onde o professor cada vez mais sofre com a desvalorização, recebendo salários baixos e pouco respeito por parte de seus alunos. O professor é a figura mais importante no processo educativo, responsável na formação  de cidadãos e ensinando-os desde cedo sobre as diversas áreas do conhecimento humano, sobre a vida e a sociedade, nos consolidando intelectualmente e eticamente. O professor, portanto, é fundamental no desenvolvimento do aluno e de um cidadão consciente.

O tempo em que o professor era apenas um transmissor de conhecimento, que aos olhos do aluno era um depósito de conhecimento, um mestre com todas as suas tradições, já se foi. Atualmente, o professor transformou-se em um facilitador de conhecimento que gera no aluno a dúvida, a reflexão e a contestação. Desta forma, o professor deve não mais ser o ponto final de qualquer aprendizado, passou a ser o ponto inicial do aprendizado levando o aluno a questionar, inovar, a desenvolver e a procurar respostas para  as  perguntas que devem surgir em função de que o professor passa a ser não mais o guia, mas quem aponta o caminho. Deixam de ser meros figurantes para serem verdadeiros mestres.

Dai, surge a seguinte pergunta: o que seria de qualquer profissão sem o professor? Todos os profissionais das mais diversas áreas devem, antes de qualquer coisa, ser guiados por um mestre, um professor. São eles que também possuem como importante função preparar novos e bons profissionais e permitindo a continuidade do progresso científico e cultural em nossa sociedade. O que seria de Einstein se não houvesse ninguém que lhe despertasse o interesse pela física? E se Monteiro Lobato não tivesse ninguém para lhe ensinar a escrever? Quem sabe Charles Darwin, se não houvesse um biólogo para ajudá-lo a dar os seus primeiros passos? Posso passar o dia inteiro  falando sobre figuras importantes como Freud, Isaac Newton e Stephen Hawking ou até mesmo Cristovão Colombo e Galileu Galilei, mas devemos antes de mais nada,  lembrarmos dos professores e mestres que os ensinaram a exercer seu ofício.

Aliás, quero deixar meu agradecimento especial aos meus professores (as) que me ensinaram e que de um jeito ou de outro me ajudaram a formar e a consolidar meus pensamentos e minha visão de mundo, permitindo que este blog esteja aqui hoje. Vocês, professores, são sim, a espinha dorsal de nossa sociedade e não consigo imaginar um mundo sem vocês.

Parabéns e tenha um feliz dia do Professor!


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179