Olho D'água do Borges/RN -

Médicos relatam cenário de horror no HRTM

Os médicos que prestam serviço ao Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) realizaram reunião nessa terça-feira (20), à noite, no Hotel VillaOeste. O vereador Genivan Vale (PR) foi um dos convidados, até por sua atuação como profissional da Saúde Pública.
A gente sabe de muitos problemas, conhece a realidade, mas os relatos tornam tudo ainda mais doloroso”, admite Genivan em conversa com o Blog Carlos Santos.

Os médicos ligados ao Sindicato dos Médicos (SINMED) relataram diversos problemas graves como a falta de materiais: scalp, gazes, seringas de 10 e 20 ml, luvas de procedimentos e fios cirúrgicos, além da falta de equipamentos  tais como Otoscópios, Raio X, Ultrassom, Endoscópios e de medicamentos como Morfina e Furosemida. Tudo dificultando o atendimento aos pacientes e sobrecarregando responsabilidade dos médicos.

Estrutura
A falta desses materiais coloca em risco vidas humanas, haja vista que o otoscópio impede de otorrino fazer a retirada de corpos estranhos de ouvidos e gargantas. Diante desta situação, este que é um procedimento simples, pode se tornar grave, pela falta do equipamento.

“Ouvimos relatos dramáticos dos médicos que atendem no HRTM, de casos em que pacientes chegam com perfurações à bala, o médico precisando estancar o sangramento e o hospital não ter o fio cirúrgico, obrigando o médico a buscar em sua clínica”, reproduz.

“Toda essa falta de condições tem feito com que a população coloque os médicos como alvos das insatisfações, quando na verdade o alvo certo é a falta de estrutura do Estado e dos gestores não darem as condições técnicas mínimas para que os médicos façam seu trabalho, que é o de salvar vidas”, ressalta Genivan.

Genivan prometeu ser mais uma voz em defesa do HRTM. “Na verdade, tem sido uma de nossas prioridades. Vamos reforçar a luta, com mais elementos, cobrando providências da Secretaria da Saúde Pública do Estado (SESAP)”,


Fonte: Carlos Santos 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179