Olho D'água do Borges/RN -

Nossa Realidade da Educação RN - 21/08/2010

Final de agosto. Esse é o prazo com o qual a Secretaria Estadual de Educação trabalha para a publicação do edital do Processo Seletivo Simplificado que vai contratar temporariamente, 1.225 professores para a rede pública de ensino. A Lei nº 9.353 foi publicada na edição de ontem do Diário Oficial.
De acordo com a subsecretária estadual de Educação, Kátia Lopes, já foi criada a comissão que irá analisar o perfil dos candidatos que a secretaria pretende contratar e a forma como eles serão selecionados- que vai ser através da análise de currículo. Ainda não estipulamos datas, a nossa previsão é que até o final do mês o edital seja publicado , explicou Kátia Lopes.
A Lei limita em quatro mil o número de contratações. Mas inicialmente estão previstas apenas 1.225 vagas. “Pedimos esse total de vagas porque, se houver necessidade, já temos candidatos selecionados. Além disso, eles poderão ser chamados para os demais componentes curriculares, como pedagogo”, explicou Kátia.Com relação às disciplinas, a deficiência está, no Ensino Médio, para Matemática, Física, Química, Biologia e Espanhol. Já no Ensino Fundamental, o problema está em Artes, Língua Portuguesa, Matemática, e de professores polivalentes, no caso das primeiras séries.
De acordo com dados da própria secretária, o déficit imediato da educação do Rio Grande do Norte é de 840 professores. Sem contar com as vagas ocupadas pelos 1.331 estagiários que estão em sala de aula.
Atualmente, o quadro geral de professores é de 18.463, sendo que apenas 10.111 estão em sala de aula. Os demais estão lotados em outros setores da própria secretaria, cedidos ao sindicato da categoria ou ocupando cargos de vice-diretores, diretores e orientadores nas escolas.
Números da Educação do RN
Situação das escolas, quantidade de alunos e professores
738: Total de escolas da rede pública
18.463:  Quadro geral de professores do Estado
10.111: Número de professores em sala de aula
840: Necessidade imediata de professores
324 mil: Total de alunos matriculados  na rede pública
692: Professores com afastamento definitivo da sala de aula
446: Professores com afastamento temporário da sala de aula
486: Professores lotados na sede da Secretaria de Educação
526: Professores lotados nas Direds (Diretorias Regionais de Educação)
2.190: Professores ocupando cargos de diretores, vice-diretores e orientadores pedagógicos
035: Professores cedidos ao Sindicato dos Trabalhadores na Educação (Sinte)
264: Professores cedidos a outros órgãos

Edcucação, Noticias do RN

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179