Olho D'água do Borges/RN -

Divergência entre aliados pode deixar Lula de fora da campanha do RN

O presidente Lula: divisão da base aliada pode afastar líder petista da campanha no RN

A par­ti­ci­pa­ção do pre­si­den­te Lula (PT) na cam­pa­nha do Rio Gran­de do Norte ainda no pri­mei­ro turno está con­di­cio­na­da à união de toda sua base de apoio - com­pos­ta por dois can­di­da­tos ao go­ver­no, Car­los Eduar­do (PDT) e Iberê Fer­rei­ra de Souza (PSB), e qua­tro con­cor­ren­tes ao Se­na­do, Wilma de Faria (PSB), Hugo Manso (PT), Sávio Hac­kradt (PSDB) e Ga­ri­bal­di Filho (PMDB) - em um só pa­lan­que. A crise entre o grupo ge­ra­da pelas crí­ti­cas de Hugo a Ga­ri­bal­di pode afas­tar o pre­si­den­te da cam­pa­nha po­ti­guar.
A po­lê­mi­ca co­me­çou na úl­ti­ma quarta-feira (25), quan­do Hugo de­cla­rou que Ga­ri­bal­di é "cara-de-pau, opor­tu­nis­ta e anal­fa­be­to po­lí­ti­co". As pa­la­vras do pe­tis­ta foram mo­ti­va­das pelo fato de o se­na­dor, ao mesmo tempo em que usa a ima­gem do pre­si­den­te Lula (PT) em sua cam­pa­nha, apoiar as can­di­da­tu­ras de Ro­sal­ba Ciar­li­ni (DEM) ao go­ver­no e do se­na­dor José Agri­pi­no (DEM) à ree­lei­ção.

Para o pe­tis­ta, Ga­ri­bal­di é ad­ver­sá­rio do pa­lan­que de Lula no Rio Gran­de do Norte.

O de­pu­ta­do fe­de­ral Hen­ri­que Eduar­do, pre­si­den­te es­ta­dual do PMDB, rea­giu aos ata­ques de Hugo. Alia­do in­con­di­cio­nal do go­ver­na­dor Iberê Fer­rei­ra de Souza, Hen­ri­que disse que não su­bi­rá mais no pa­lan­que do pes­se­bis­ta quan­do Hugo es­ti­ver. O pee­me­de­bis­ta en­fa­ti­zou que até o pre­si­den­te Lula (PT) com­preen­deu a po­si­ção de Ga­ri­bal­di e se negou a ca­mi­nhar junto com al­guém que ata­que seu primo-líder po­lí­ti­co.

As con­se­qüên­cias foram ime­dia­tas. Hen­ri­que já che­gou até a pedir votos para Car­los Eduar­do, após o epi­só­dio. E en­quan­to os go­ver­nis­tas bri­gam entre si, Ro­sal­ba con­ti­nua na li­de­ran­ça, com 20% de van­ta­gem para Iberê, se­gun­do co­lo­ca­do, em todas as pes­qui­sas de opi­nião. Os ata­ques de Hugo con­tra o se­na­dor pee­me­de­bis­ta re­fle­ti­ram di­re­ta­men­te na alian­ça go­ver­nis­ta com Hen­ri­que Eduar­do. O epi­só­dio criou um mal-estar entre os alia­dos.

De­pois do ocor­ri­do, Hugo ainda ten­tou se ex­pli­car, di­zen­do que sua in­ten­ção, na ver­da­de, não era pre­ju­di­car Ga­ri­bal­di, mas fazê-lo re­fle­tir sobre a in­coe­rên­cia que é votar na pre­si­den­ciá­vel Dilma Rous­sef (PT) e ao mesmo tempo de­fen­der Agri­pi­no e Ro­sal­ba.

Hen­ri­que não en­go­liu. Ele fri­sou que a po­si­ção do primo é co­nhe­ci­da por Lula e Dilma, que não cria­ram di­fi­cul­da­des para que ele pu­des­se se­guir o ca­mi­nho que es­co­lheu.

Iberê e a ex-governadora Wilma de Faria (PSB) ainda não se pro­nun­cia­ram sobre o epi­só­dio. A de­pu­ta­da fe­de­ral Fá­ti­ma Be­zer­ra (PT), coor­de­na­do­ra da cam­pa­nha de Dilma no RN, vê in­coe­rên­cia na po­si­ção de Ga­ri­bal­di, mas dis­cor­da dos ter­mos uti­li­za­dos pelo seu co­le­ga de par­ti­do. Já o pre­si­den­te es­ta­dual do PT, Eral­do Paiva, des­ta­cou que "Hugo tem ma­tu­ri­da­de po­lí­ti­ca o su­fi­cien­te para fazer o que fez". Paiva tam­bém cri­ti­cou a pos­tu­ra do se­na­dor. Para ele, "esse tipo de in­coe­rên­cia só aca­ba­rá com uma re­for­ma po­lí­ti­ca"
Fonte:http://www.correiodatarde.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179