Olho D'água do Borges/RN -

08 de Dezembro - Dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, Padroeira de Olho D’água do Borges

 

A Imaculada Conceição ou Nossa Senhora da Conceição é, segundo o dogma católico, a concepção da Virgem Maria sem mancha (em latim, macula) do pecado original. O dogma diz que, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina. A Igreja Católica também professa que a Virgem Maria viveu uma vida completamente livre de pecado. 

Nas décadas de 70 e 80, a Festa de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira do município de Olho D’água do Borges, atraía pessoas de toda a região. Tínhamos disputa de barracas, boas atrações musicais, muita bebida e alimentação, era esperada com grande ansiedade pelos moradores e tradicionalmente conhecida como a festa mais popular do município e região. 

Com o passar dos anos, a festa foi perdendo o brilho, prejudicada por questiúnculas adversas ao contexto do evento, entre elas, posso citar a falta de diálogo e oportunidade, para que tivéssemos um maior envolvimento da sociedade. O evento que anteriormente contava com a presença e participação ativa de milhares de pessoas, com o passar dos anos, acabou com presença reduzida.  

Para que se possa revitalizar a tradição e envolver a participação popular de jovens e adultos, o blog sugere à organização da Festa da Padroeira do nosso município, mais diálogo e interação, buscando o engajamento de todos os seguimentos e classes sociais do nosso município, independente de ideologia política, status social etc., como também, investir numa nova logística, apostando em coisas novas e atrativas para a edição do próximo ano.

Sabemos que 2020 foi um ano atípico, onde o planeta inteiro foi acometido pelo Covid-19, milhares de vidas humanas foram ceifadas por esse vírus terrível, mas aqui fica minha singela sugestão para que em 2021 possamos ter um envolvimento maior de toda sociedade. Tenho certeza que se houver uma flexibilização e envolvimento da sociedade, teremos um grande evento. "A união faz a força, a força traz a vontade, a vontade faz a diferença".

Sei que minha sugestão talvez seja alvo de críticas ou coisas piores, mas como cidadão não posso renunciar ao meu direito de Liberdade de Expressão de manifestar livremente, opiniões, ideias e pensamentos pessoais, sem medo de retaliação ou censura por parte de quem quer que seja. É assim que penso, e que queria, para o engrandecimento da nossa festa, como tantos outros cidadãos que as vezes têm medo de se manifestar de publico.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179