Olho D'água do Borges/RN -

'Carona' vírus na educação do Rio Grande do Norte

O secretário de Educação do Rio Grande do Norte, Getúlio Marques, foi escalado pela governadora Fátima Bezerra (PT) para defender, de público, a permanência da suspensão na rede estadual de ensino, como medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Na coletiva, Marques discursou:
“Nesse momento, a nossa principal preocupação nesse grupo é preservar a vida daqueles estudantes e logicamente das suas famílias e, por tabela, da população em geral.” O secretário também defendeu que a suspensão das atividades letivas continue nas redes municipal e privada, que compreende mais de 1 milhão de alunos.

Beleza.
Só que tem um porém. As aulas na rede estadual de ensino foram suspensas antes da pandemia da Covid-19. E continuarão suspensas após a pandemia. Por uma razão que Marques escondeu no seu discurso: a greve dos professores estaduais.

A categoria iniciou a greve por tempo indeterminado no dia 5 de março, porque o governo não implantou o reajuste de 12,84% no piso salarial do Magistério. A proposta apresentada pelo governo foi considerada desrespeitosa pelos educadores, pois levaria mais de um ano para ser consolidada e, por gravidade, prejudicaria a aplicação do reajuste de 2021.

O governo sugeriu a implantação do reajuste em três parcelas de 4,11%. Para os servidores da ativa, essas parcelas seriam creditadas nos meses de julho, setembro e dezembro. Para os aposentados, em agosto, outubro e dezembro, sendo que o pagamento do valor retroativo a esse reajuste em 24 parcelas, que só terminaria no próximo ano.

A postura da governadora Fátima Bezerra, que é professora de formação, e que fez carreira política com a bandeira do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do RN (SINTE), foi considerada surpreendente pela categoria. Setores de luta, que sempre estiveram ao lado de Fátima, decidiram pelo afastamento.

O Sinte-RN, que decidiu ser governista, indicando dirigentes, amigos e parentes para cargos de primeiro e segundo escalões do governo, tentou contornar a crise, e até manobrou para evitar a greve, mas a assembleia geral dos professores se sobrepôs à vontade política dos dirigentes sindicais.

Portanto, a Covid-19 não é culpada pela suspensão das aulas na rede estadual. O vírus apenas "acalhou" o discurso do Governo do Estado.

Infelizmente.

Fonte: Coluna Cesar Santos.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179