Olho D'água do Borges/RN -

Números que não batem: Em quatro dias, pesquisas mostram cenários opostos para o Governo do RN

 

A pesquisa Consult para governo do Rio Grande do Norte, divulgada na quinta-feira, 11, mostrou o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil), com 30,47% da intenção de votos, seguido do senador Rogério Marinho (PL), com 28,76%. A diferença entre os dois foi de apenas 1,71%, empate técnico dentro da margem de erro de 2,3 pontos percentuais.

Já a pesquisa TS2, divulgada na segunda-feira, 15, mostrou Allyson com 38,6% contra 19% de Rogério. Uma diferença de 19,6%.

No intervalo de quatro dias tivemos duas pesquisas com resultados extremamente conflitantes. Tudo bem que são pesquisas de institutos diferentes, com metodologias diferentes, mas, francamente, números tão diferentes, não dá para acreditar.

O sentimento que passa que a turma está vendendo números de acordo com a encomenda do comprador.

Aliás, nenhuma novidade.

Tem instituto de fundo de quintal que sequer coloca pesquisadores nas ruas para não ter despesa desnecessária. O programa no computador tabula os números conforme o freguês.

Passo seguinte, escolhe um canal de comunicação para divulgar a pesquisa “em primeira mão”, com a equipe de assessores e contratados pronta para repercutir.

Manipular pesquisas é crime previsto na Lei das Eleições, com pena prevista de 6 meses a 1 ano de detenção e multa. No entanto, enquanto não houver uma legislação mais rígida e punições mais severas, eles vão continuar vendendo números, na tentativa de induzir o eleitor ao chamado “voto útil” para o seu cliente.

defato.com

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179