Com a chegada das festas de fim de ano, o funcionamento
dos bancos muda e exige atenção dos clientes, principalmente em relação a
prazos de pagamento e horários de atendimento. A Federação Brasileira de Bancos
(FEBRABAN) divulgou como será o expediente bancário no período.
Nos dias 25 de dezembro (Natal) e 1º de janeiro
(Confraternização Universal), não haverá atendimento presencial nas agências
nem serão realizadas compensações bancárias, como Transferências
Eletrônicas Disponíveis (TED).
O Pix, que funciona 24 horas por dia, inclusive em
feriados, seguirá disponível normalmente.
No dia 31 de dezembro, também não haverá expediente
bancário nem compensações.
Véspera de Natal Na véspera de Natal (24/12), o
atendimento ao público será reduzido. As agências funcionarão das 9h às
11h, no horário de Brasília. Em estados com diferença de uma ou duas horas em
relação à capital federal, o expediente será das 8h às 10h.
Já em 26 de dezembro e em 2 de janeiro, os bancos
voltam a funcionar normalmente, desde que não haja feriado municipal.
O último dia do ano com expediente normal e atendimento
completo ao público será 30 de dezembro.
Contas e tributos
As contas de consumo, como água, energia e telefone, que
vencerem em 25/12, 31/12 e 1º/1 poderão ser pagas sem acréscimo no próximo dia
útil.
No caso de impostos e tributos, a Febraban alerta que o
pagamento deve ser antecipado quando o vencimento cair em feriados ou dias sem
compensação, para evitar juros e multas.
Segundo a entidade, normalmente os tributos já têm datas
ajustadas ao calendário de feriados. Ainda assim, a recomendação é ficar atento
e, se necessário, antecipar o pagamento ou agendar a quitação pelos canais
eletrônicos.
Canais digitais
A Febraban reforça que os meios eletrônicos são uma
alternativa prática e segura durante o período. Internet banking,
aplicativos de celular, caixas eletrônicos, atendimento telefônico e
correspondentes bancários permitem realizar a maioria das operações, como
pagamentos, transferências e consultas de saldo.
Além disso, boletos de clientes cadastrados como sacados
eletrônicos podem ser pagos pelo Débito Direto Autorizado (DDA), facilitando a
organização financeira mesmo nos dias sem atendimento presencial.
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