Olho D'água do Borges/RN -

Após 13 anos, açude Gargalheiras em Acari começa a sangrar

 

Após 13 anos sem sangrar, o açude Gargalheiras, na cidade de Acari, na Região Seridó do Rio Grande do Norte, chegou a sua cota máxima na noite desta nesta quarta-feira (3º) de Abril. A última vez que isso aconteceu foi em maio de 2011. 

O local foi cenário do filme brasileiro "Bacurau", quando estava completamente seco, e é patrimônio histórico, geográfico, paisagístico, ambiental e turístico do Rio Grande do Norte.

Desde a segunda-feira (1º), moradores da cidade de Acari e da Região Seridó do estado faziam uma espécie de "vigília" às margens do açude à espera da sangria. Na madrugada desta quarta-feira (4), por exemplo, houve forró, churrasco e até festa de aniversário no local.

No Gargalheiras, o transbordo acontece por uma parede de mais de 20 metros, proporcionando o que os sertanejos da região chamam de "véu de noiva" quando há a queda d'água.

O açude de Gargalheiras tem capacidade para armazenar mais de 44 milhões de metros cúbicos de água. Para se ter ideia do tamanho desse reservatório, ele é suficiente para abastecer uma população de 56 mil pessoas por cerca de 4 anos, e é considerado pelos potiguares, como a terceira maravilha do Rio Grande do Norte com uma área de água represada de 800 hectares.

G1

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179