Olho D'água do Borges/RN -

Estamos com o cérebro gangrenando pelo fanatismo político

 

Quando o fanatismo gangrena o cérebro, a enfermidade é incurável”. A frase de Voltaire, não poderia ser melhor aplicada ao que vivemos nesse momento.

O Brasil vive um momento de fanatismo político que faz com que se tenha a impressão de que o cenário político nacional foi divido em duas grandes seitas. Isso porque o que vemos nas ruas e principalmente nas redes sociais, são pessoas (potenciais eleitores), que assumem características marcantes de adeptos das seitas, que são a idolatria cega aos seus líderes (Bolsonaro e Lula), elevados a seres especiais com autoridade divina e liderança existencial. 

O fanatismo infelizmente invadiu o terreno político no Brasil, os programas e as bandeiras partidárias se tornam descartáveis, o que importa é o “líder”. Por isso, tem sido comum pessoas, transformadas em indivíduos abnegados, desprovidos de espírito crítico e freios morais, saírem em defesa dos seus idolatrados como cães ferozes, saem em defesa dos seus “donos”.

Independente das atrocidades e dos desvios de conduta que esses lideres praticam ou defendem publicamente, seja corrupção, homofobia, machismo, xenofobia, ou misoginia, os “fiéis”, se mantém firmes e fortes, exibem traços de fundamentalismo em defesa dos seus líderes.

Não acho que seria nenhuma sandice comparar hoje, os seguidores de Bolsonaro(com mais fervor) e os de Lula, aos representantes de seitas radicais, como ocorreu na Europa no século passado, proporcionado pelo fanatismo aliado à política, que culminou no nazismo de Adolf Hitler, na Alemanha, e fascismo de Benito Mussolini na Itália, na década de 40. 

O saldo não poderia ter sido mais funesto: milhões de judeus foram asfixiados em câmeras de gás por discordarem de um louco varrido. Ou o caso de Jim Jones, um pastor do Tempo Popular, com orientação socialista, que no auge de sua insanidade ordenou que seus 918 discípulos cometessem o suicídio coletivo em Jonestown em 1979, depois de submetê-los a um intenso processo de lavagem cerebral.

Temo meus amigos, temo pelo comportamento tão alucinante quanto oportunista dessas pessoas que vão as ruas ou se expressam através das redes sociais em nome de líderes, e do fanatismo, sem a mínima preocupação com os princípios básicos para a sobrevivência da humanidade, que poderiam ser pautados no Cristianismo, que é “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei, (João-13:34/35), ou os princípios básicos dos direitos humanos, da inviolabilidade da pessoa: não se pode impor sacrifícios a um indivíduo em razão de que tais sacrifícios resultarão em benefício a outra pessoa

Princípio da autonomia da pessoa: toda pessoa é livre para a realização de qualquer conduta, desde que seus atos não prejudiquem terceiros".

Princípio da dignidade da pessoa: verdadeiro núcleo-fonte de todos os demais direitos fundamentais do cidadão, por meio do qual “todas as pessoas devem ser tratadas e julgadas de acordo com os seus atos, e não em relação a outras propriedades suas não alcançáveis por eles”.

Se você conseguiu ler esse desabafo, reflita sobre o que você está defendendo! 

Por Fabiano Souza/Oesteempauta

 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179