Olho D'água do Borges/RN -

7 de setembro – Dia da Independência do Brasil

 

"O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência. Foi nesse dia, em 1822, que D. Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente. Atualmente, o 7 de setembro é um feriado nacional que é marcado por comemorações públicas nas grandes cidades."

É uma data muito importante em nosso país, pois simboliza um momento histórico que pôs fim na relação entre o Brasil e a metrópole Portugal. Desde então, o Brasil conquistou a sua autonomia, estabelecendo-se como uma nação soberana.

O processo de independência transcorreu capitaneado pela elite política que circundava a figura do imperador D. Pedro I. José Bonifácio de Andrada e Silva foi um dos seus protagonistas. 

O 7 de setembro é um feriado nacional brasileiro que se deu na década de 1940, durante o governo Eurico Gaspar Dutra, por meio da lei nº 662, de 6 de abril de 1949.

Durante o governo de Fernando Henrique Cardosos, a lei nº 662 foi modificada, mas o 7 de setembro foi mantido como um feriado nacional. A versão do governo FHC concretizou-se na lei nº 10.607, de 19 de dezembro de 2002.

A data é entendida como um marco de fundação do Brasil, um divisor de águas na história brasileira, e, por isso, deve ser celebrada coletivamente. Assim, no feriado, uma série de eventos acontecem.

Entre eles, destaca-se os desfiles nas principais cidades brasileiras. Os desfiles são realizados pelas Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), e com eles ocorrem apresentações de bandas marciais e de diversas entidades civis que se inscrevem para participar do evento.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179