Olho D'água do Borges/RN -

PEC dos Precatórios criará bola de neve de R$ 580 bi, diz consultoria da Câmara

 

Levantamento da Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara estima que a PEC dos Precatórios deva gerar uma bola de neve de R$ 580 bilhões em precatórios não pagos nos próximos 15 anos, até 2036, informa a Folha.

Aprovada pela Câmara e ainda pendente de votação no Senado, a proposta cria um limite anual para pagamento das sentenças judiciais pelo governo —o que explica por que ela também tem sido chamada de PEC do Calote.

A medida é defendida pela equipe de Jair Bolsonaro para abrir espaço nas contas federais e bancar o Auxílio Brasil no ano eleitoral de 2022. A ideia é também permitir outros gastos, como é o caso da promessa feita pelo presidente de dar reajuste aos servidores.

Segundo o jornal paulistano, o levantamento que estima o impacto da PEC foi produzido pelos consultores Ricardo Volpe e Sérgio Sambosuke a pedido de deputados. As contas consideram o período até 2036 por se tratar do ano final da vigência do teto de gastos.

No cenário tratado pelos consultores como “prudencial”, a inflação ficará em 10% em 2021, 5% em 2022 e 3,25% nos anos seguintes. O cálculo considera que o volume das sentenças judiciais seguirá o ritmo da inflação ano a ano e que 20% dos precatórios serão pagos antecipadamente, com desconto de 40% do valor. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179