Olho D'água do Borges/RN -

14 de novembro: Dia mundial do diabetes alerta para a importância do controle da doença

 

14 de novembro é o Dia Mundial do Diabetes, foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes (IDF), junto à Organização Mundial de Saúde (OMS). A data tem como objetivo chamar atenção da população para os fatores de risco da doença e também para a importância de controlá-la no intuito de  evitar outras complicações de saúde. A doença é caracterizada por níveis altos de açúcar no sangue.

Entre os principais fatores de risco estão o histórico familiar, a obesidade, o sedentarismo e os maus hábitos alimentares. A prática de atividades físicas e uma alimentação balanceada são aliadas para evitar o surgimento e evolução da doença. 

Habitualmente, nos estágios iniciais do diabetes, os sintomas não são evidentes ou estão ausentes. Sintomas clássicos do diabetes como sede, aumento do volume e frequência de micção, perda de peso e aumento da ingesta alimentar são encontrados naquele paciente com uma doença em estágio mais avançado e mal controlada. Em situações mais raras, sonolência, fraqueza muscular e dores abdominais podem sugerir quadros alarmantes da decompensação da doença. 

A ideia de diagnóstico precoce sugere a detecção da doença ainda no estagio em que ela seria silenciosa. Por isso, os exames periódicos de sangue, como a glicemia de jejum e a hemoglobina glicada, são a forma de diagnosticar a doença para tratá-la adequadamente.

Por se tratar de uma doença crônica, o diabético precisa de cuidados por toda a vida, com medicação e dieta adequadas. Se não controlada, o diabetes pode acarretar o surgimento de outras doenças, como as que afetam o coração, os rins e a visão.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179