Olho D'água do Borges/RN -

Bolsonaro ignora eleição acadêmica e nomeia ex-candidato a prefeito para reitor do IFRN

O professor e ex-candidato a prefeito de Mossoró, Josué Moreira, é o novo reitor do Instituto Técnico Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN). A sua nomeação pelo Ministério da Educação está publicada na edição desta segunda-feira, 20, Diário Oficial da União.

A portaria Nº 405, de 17 de abril de 2020, é assinada pelo ministro Abraham Weintraub, e designa Josué de Oliveira Moreira a exercer o cargo de “reitor pro tempore”.

Josué Moreira assumirá o cargo que seria do professor José Arnóbio de Araújo Filho, escolhido pela comunidade acadêmica em reeleição realizada em 5 de dezembro de 2019. Arnóbio teve 48,25% dos votos válidos.

O 2º colocado, o professor Wyllys Abel Farkatt Tabosa, atual reitor do Instituto, teve 42,26%. A lista tríplice foi completada pelo professor José Ribeiro de Souza Filho, terceiro colocado, com 3,22% dos votos.

A consulta à comunidade acadêmica teve ainda a candidatura do Ambrósio Silva de Araújo, que terminou na quarta posição com 2,77%.

José Arnóbio não teria sido nomeado porque responde a um Processo Administrativo Disciplinar(PAD), e que o Ministério da Educação cobrou o resultado, mas lhe foi negado. Essa justificativa foi apresentada pelo deputado federal General Eliéser Girão (PSL), “padrinho” político do nomeado Josué Moreira.

O parlamentar não assume a “paternidade” da nomeação, mas tira uma carta de garantia ao apontar que o Ministério da Educação já havia nomeado reitores pro tempore em dois estados.

Josué Moreira foi candidato a prefeito de Mossoró nas eleições 2016, defendendo as cores do PSDC. Ele recebeu apenas 1.370 votos (1,04% dos votos válidos), ficando na última colocação. A eleita foi a prefeita Rosalba Ciarlini (PP) com 67.476 votos (51,12%).

Recentemente, Josué Moreira trocou o PSDC pelo PSL, levado pelo presidente estadual da sigla, ex-candidato a deputado estadual Daniel Sampaio, com apoio do deputado Girão. Josué Moreira é professor do campus do IFRN em Mossoró.

A nomeação de Josué Moreira é exclusivamente política, independentemente de suas credenciais e competência como servidor público federal concursado. Josué é da cota do deputado Girão e se "candidatou" ao cargo quando fez a travessia do PSDC para o PSL, controlado no RN pelo grupo político do general. 

Outro ponto decisivo é a clara determinação do presidente Jair Bolsonaro de tirar a esquerda do controle do ensino federal brasileiro (institutos técnicos e universidades), e substituí-la por dirigentes alinhados à sua ideologia política. 

Resta saber como a comunidade acadêmica recepcionará o reitor pro tempore Josué Moreira, no retorno às aulas após a quarentena provocada pela pandemia do novo coronavírus.

Fonte: Jornal de Fato.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179