Olho D'água do Borges/RN -

Plano Mansueto: RN em pacote do governo federal para contrair empréstimos para pagar folha e fornecedores

O presidente Jair Bolsonaro dará um alívio a governadores de até R$ 40 bilhões em quatro anos.

Batizado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, de “Plano Mansueto” (em referência ao Secretário do Tesouro, Mansueto Almeida), o programa permitirá aos Estados ter mais crédito para pagar funcionários e fornecedores.

Em contrapartida, precisam adotar medidas de reajuste, com bônus para quem aderir a privatizações.

No RN, as primeiras medidas estão sendo o contingenciamento de recursos, a revisão do orçamento e o decreto de calamidade financeira.

O estado, aliás, foi considerado na elaboração do plano, no sentido de tornar as medidas mais abrangentes, já que o primeiro modelo de intervenção federal beneficiaria basicamente o Rio de Janeiro.

O programa é voltado para governos com dívida baixa com a União (O RN é um dos que menos devem), mas que não estão com fama boa na praça.

O processo demora hoje, em média, 13 meses. A ideia é reduzir o tempo para três a quatro meses, permitindo que os Estados tenham condições de concluir a operação e receber o dinheiro no caixa ainda este ano.

Essa medida é importante porque vai alcançar todos os Estados e não apenas os que vierem a aderir ao novo plano de socorro.

Devem se beneficiar com o projeto: Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal.

Via  Estado de S.Paulo/Blog do Dina.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179