Olho D'água do Borges/RN -

Município de Olho D’água do Borges realiza primeiro dia de experimento de silagem de mata-pasto com moringa

Aconteceu na manhã dessa terça-feira 21, na propriedade rural do agricultor Neném do Rio, da comunidade de encantado, o primeiro dia de experimento da silagem de mata-pasto com a moringa. Com o auxílio de representantes da Secretaria Municipal de agricultura, e a assistência técnica da Emater local e representantes do escritório regional de Umarizal, conseguiram transformar a planta mata-pasto, considerada uma erva daninha de difícil controle, juntamente com a moringa, em alternativa para alimentação do rebanho bovino para o período de seca.

O mata-pasto, que é uma leguminosa de ocorrência natural no Nordeste, possui alto teor de proteína e palatabilidade e, ao passar por processo de ensilagem ou fenação, que consiste na conservação de forragem vegetal retendo qualidades nutritivas, se torna num alimento potencial para a alimentação do gado. 

O grande desafio do produtor rural hoje em dia é a alimentação para gado, principalmente no período da seca. E entre as alternativas de alimentação do rebanho, está a moringa, uma planta originária do norte da Ásia, de alto teor nutritivo. Inclusive órgãos federais e estaduais têm comprovado por meio de pesquisas e estudos os nutrientes. É muito resistente às pragas e atinge o ponto de corte com seis meses de cultivo. O que significa uma boa lucratividade, principalmente nos gados de leite e de corte.

No caso do agricultor Neném do Rio, do município de Olho D’água do Borges, ele fez um novo experimento, com a silagem do mata-pasto e a moringa, que juntas reúnem boa palatabilidade e alto teor nutritivo, além da economia em relação a outros tipos de forragem durante esse período do ano que, cujo cuidado com o plantel precisa ser redobrado.



Participaram da atividade, a Prefeita do município, Maria Helena, Secretário municipal de agricultura, Hugo maia, engenheiro agrônomo do município, Antônimo Flavio, Medico Veterinário, Leandro Costa, Vereador Vilmar Araújo, presidente do sindicato dos trabalhadores rurais, Antônia Benta, blogueiro Gilberto Dias, Técnica da Emater local, Maria Cleise, Gestora do Escritório da Emater, Regional de Umarizal, Francisca Jales, Assessor de Crédito, Martinelli, Veterinário Silvanio e o Técnico Agrícola Cezar Meneses, ambos do escritório regional da Emater e agricultores local.










0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179