Olho D'água do Borges/RN -

Educação financeira passa a ser assunto obrigatório em sala de aula

Boletos pagos e contas bancárias atravessando o mês no positivo. Essa tranquilidade da vida adulta pode não ter muito sentido para crianças e adolescentes, o que não significa que informações sobre economia não possam ser introduzidas na vida escolar. 

Tanto pode que, a partir do ano que vem, o tema torna-se assunto obrigatório nas salas de aula do país. A decisão está na Base Nacional Comum Curricular, de 2017, que prevê o ensino de educação financeira aos estudantes do infantil e do fundamental. Com isso, cabe a cada instituição inserir o tema dentro das disciplinas já existentes na grade curricular, sem a necessidade da criação de uma matéria para isso.

Os alunos das turmas infantil 4 e 5 do Pensi Lobinho, em Icaraí, tiveram contato com o assunto este ano, quando educação financeira virou disciplina vivenciada por eles três vezes por semana. De forma lúdica e sem compromisso em explicar o real valor do dinheiro, as aulas têm o objetivo de transmitir consciência sobre consumo.

A educação financeira é uma ferramenta que, se aplicada desde cedo, pode ser fundamental na construção de uma base equilibrada na relação com o dinheiro na vida adulta — aponta a coordenadora de educação infantil da escola, Marcia Pontes.

Para que a matéria não seja maçante, já que é ministrada a crianças de 4 e 5 anos, as lições são em forma de brincadeira. Ao longo do ano, foi proposto que os estudantes guardassem moedas num cofrinho para que no próximo mês decidissem o que desejavam comprar com o que economizaram. O objetivo é transmitir a ideia da necessidade de planejamento a longo prazo.

A preocupação em formar jovens para saber lidar com o dinheiro também passa pelo Instituto Jelson da Costa Antunes (IJCA), no Baldeador, que oferece bolsas para curso de educação profissional a jovens de 18 a 23 anos. Em aulas em que são tratados temas como educação para o consumo, os alunos aprendem a fazer planilhas, acompanhar gastos e estabelecer metas de consumo.

Fonte: O Globo


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179