Olho D'água do Borges/RN -

Municípios defendem aumento dos repasses da União para o Fundeb

Em audiência pública na Câmara, governo afirma que assunto deve ser tratado em proposta de emenda constitucional. O relator da proposta, deputado Edmilson Rodrigues, reconhece a necessidade de negociar mais o tema entre os entes federativos.

Responsáveis pela manutenção das creches públicas, os municípios são os maiores interessados na aprovação do projeto de lei que aumenta os recursos para a educação infantil no Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O assunto foi tema de debate na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara nesta quinta-feira (7). 

A audiência pública discutiu o Projeto de Lei 7029/13 que aumenta de 10% para 50% a complementação que o governo federal faz para financiar o Fundeb. A proposta também aumenta a parcela destinada à educação infantil, que é financiada pelos municípios. Para evitar disputa por recursos, o economista e consultor da  Confederação Nacional dos Municípios André Alencar defendeu alterações na proposta. 

“A complementação da União tem que aumentar, mas tem que ser gradual para ser viável. No caso da creche (educação infantil), o ideal é que seja contemplada com recursos extras que podem vir da ampliação dos repasses da união, mas é preciso refinar esses critérios para que tragam maior potencial redistributivo para o fundo”, sugeriu. 

A Educação Infantil recebe proporcionalmente menos recursos que os destinados a outros níveis da Educação Básica, como o Ensino Médio, por exemplo. É o que explica a representante da Fundação Abrinq, Maitê Gauto. “Essa é uma desigualdade que tem impactado diretamente no atendimento a essa demanda nos municípios”, lamentou. 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179