Olho D'água do Borges/RN -

Ministro conclui relatório e ação sobre chapa Dilma-Temer pode ser julgada na próxima semana


O ministro Herman Benjamin concluiu seu relatório sobre o processo que pede a cassação da chapa que venceu a eleição presidencial de 2014 no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o caso pode ser julgado pelo plenário da corte já na próxima semana, informou a corte nesta segunda-feira.

Benjamin, relator da ação movida pelo PSDB que pede a cassação da chapa encabeçada pela ex-presidente Dilma Rousseff e que tinha o presidente Michel Temer como vice, deve entregar seu relatório aos demais ministros do TSE ainda nesta segunda.

O relatório não traz o juízo de valor do magistrado sobre o caso. Isso estará apenas no voto de Benjamin. De acordo com a assessoria de imprensa do TSE, a legislação prevê que, apresentado o relatório final, é aberto prazo de 48 horas para manifestação do Ministério Público. Após essa fase, o processo será pautado para a sessão subsequente.

A assessoria do tribunal informou também que Benjamin telefonou para o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, e disse que, assim que o MP se manifestar, o que deve acontecer até quarta, concluirá seu voto e disponibilizará o processo para a pauta da corte.

O presidente do TSE, ainda segundo a assessoria do tribunal, disse que, com a inclusão do processo na pauta, convocará sessões extraordinárias para julgamento, o que significa que o caso pode ser julgado na próxima semana.

Caso o TSE decida pela cassação da chapa, Temer poderá perder o mandato e eleições indiretas para a Presidência da República devem ser convocadas.

Antes de concluir seu relatório, Benjamin ouviu o depoimento de ex-executivos da construtora Odebrecht, que firmaram acordos de delação premiada com a operação Lava Jato. Em um dos depoimentos, o ex-presidente da empreiteira Marcelo Odebrecht disse que fez doações não contabilizadas, ou seja, de caixa dois, à chapa Dilma-Temer.

O plenário do TSE poderá julgar o processo sobre a chapa Dilma-Temer com dois novos ministros a serem indicados por Temer. Isso porque o mandato de Henrique Neves se encerra em 16 de abril, enquanto o da ministra Luciana Lóssio termina em 5 de maio.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179