Olho D'água do Borges/RN -

Petrobras reduzirá perfuração de poços no RN em quase 60%

A Petrobras deverá perfurar apenas 154 poços terrestres no Rio Grande do Norte em 2016, uma redução de quase 60% em relação à quantidade alcançada no ano passado. A informação foi colhida por diretores do SINDIPETRO-RN, junto a gerentes da Construção de Poços Terrestres – CPT.

De acordo com o gerente da CPT, Francisco Queiroz, a queda dos preços internacionais do barril de petróleo e o endividamento da Companhia, agravado pela desvalorização do Real frente ao Dólar, são os principais fatores responsáveis pela retração da atividade.

Diante da situação, afirma o gerente, aspectos como “expectativa de receita” e “dispêndio em valor presente” passaram a ter importância ainda maior na decisão de perfurar. A medida deverá impactar fortemente a atividade petrolífera em âmbito local.

Segundo Francisco Queiroz, a Petrobras mantém em atividade apenas cinco sondas próprias de perfuração, em todo o Brasil. A partir de abril, ainda segundo Queiroz, esse número será reduzido para três e, de setembro em diante, a expectativa é de que nenhuma sonda própria seja operada pela Petrobrás.

Já, com relação às sondas contratadas, o gerente avalia que “se a realidade atual se mantiver, nenhum contrato deverá ser aditado”.

Para a diretoria do SINDIPETRO-RN, o setor de petróleo e gás atravessa um momento difícil, mas o ônus da situação não deve recair sobre os trabalhadores. Segundo empresas de consultoria do setor, em todo o mundo, mais de 300 mil empregos já foram eliminados por conta da queda do preço do petróleo.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179