Olho D'água do Borges/RN -

“Pauta bomba” da oposição RN ameaça mercado publicitário Potiguar


Há um grupo organizado nas redes sociais, criado na última eleição estadual e que se manteve após a derrota do seu candidato em 2014, o hoje ministro do turismo Henrique Alves.

O modus operandi do grupo, que é composto por jornalistas, assessores políticos e profissionais liberais, chama atenção pela sincronia com que suas opiniões são espalhadas no facebook, twitter e instagram. As ações planejadas contemplam a falta de moderação nos comentários e a tentativa de distorcer notícias ao ponto, em alguns casos, de forçar o bastão até quebrar. Ofensas pessoais e fofocas rasteiras e provincianas sobre relacionamentos conjugais também adubam o terreno desse jeito de fazer a política miúda.

Nesses últimos meses, uma verdadeira pauta bomba foi fomentada:

01) A não-convocação dos 824 dos policiais foi posta na conta do governo, ainda que o impedimento tenha sido pedido pelo Ministério Público em consonância com a justiça, a partir da análise eminentemente jurídica. Ainda que o executivo tenha sinalizado com a convocação e não tenha nada a ver com a atuação de dois poderes autônomos, o MP e o TJ, essa oposição tentou colocar o desdobramento desse acontecimento na conta do governo;

02) O pedido da secretária de segurança, Kalina Leite, para que os demais poderes devolvessem os policiais cedidos para que eles voltassem às ruas foi enxergado como algo ruim;

03) Ainda que o governador Robinson Faria já tenha dito que tentará conceder incrementos salariais aos servidores da Uern, mas que não tomará tal medida agora, sob pena de ser alcançado pela Lei de Responsabilidade Fiscal; o grupo procura subterfúgios sofísticos para relacionar a greve ao governo que assumiu a máquina em Estado de descalabro há poucos meses;

04) Não raro, a oposição não economiza na expressão do sonho, que deseja ver como realidade, da consagração de uma greve geral;

05) O corte de gratificações de funcionários públicos, desencadeado pela mudança constitucional perpetrada pelo deputado estadual Kelps Lima e aprovado pela assembleia, além do firme trabalho do ministério público do tribunal de contas do estado, foram alastrados como falha governamental;

06) O grupo, além disso, esteve em peso na passeata em que “Natal pedia paz”. O que é interessante. Só é questionável a forma com que eles atacam a melhoria estatística no âmbito da segurança pública, que hoje é auditada, pela primeira vez na história do RN, por representantes da UFRN, UFERSA, UERN, OAB-RN, PM, MP. A situação ainda pede bastante empenho. Porém, é inegável que a polícia militar nunca prendeu tanto, fez tantas operações e casos foram rapidamente desvendados. Nunca as forças policiais estiveram tão presentes no dia-a-dia da população. Mas na pauta bomba a PM não trabalha e a UFRN, UFERSA, UERN, OAB-RN, PM e MP estão afiançando estatísticas fajutas.

ATAQUE AO MERCADO PUBLICITÁRIO POTIGUAR
A metralhadora giratória de seus líderes oposicionistas acaba atirando em quem não tem nada a ver com a disputa. Hoje (23) pela manhã o grupo instigou membros do judiciário a impedir o legítimo uso da verba da publicidade para propagandear ações do governo, além de fomentar campanhas educativas como um relevante meio de mudança cultural positiva no trânsito, na relação entre pais e filhos, etc.

Vale lembrar que o governo Robinson Faria pegou quando entrou 25 milhões de reais de verba licitada para comunicação. Desses 25 diminuiu para 17 e, em seguida, contingenciou mais 30%. Estamos falando em apenas menos de 14 milhões de reais para uma pasta importantíssima num orçamento projetado para 2015 de 12,3 brilhões de reais. Ou seja, a verba de publicidade toma 0,12% do orçamento.

E vale enfatizar: a comunicação é uma ferramenta importante das sociedades democráticas.  O governo precisa prestar contas das suas ações. E não nos esqueçamos que movimenta um importante mercado, gerando empregos nas áreas de criação, publicidade, serviços gráficos, informática, etc.

Numa situação limite, acabar com a comunicação do governo implicaria em produzir um governo apartado dos cidadãos – portanto, ditatorial – e desempregar, sem nenhum exagero, milhares de pessoas.

O irônico disso tudo é que a ideia foi levantada por um membro de um grupo familiar que, durante décadas, controlou e lucrou, através de sua agência, a conta governamental da publicidade.

A oposição é fundamental até para o governo melhorar e superar erros. Porém, nesse caso, só faz mal ao Rio Grande do Norte. E desconfio que sequer ajuda aos seus próprios líderes políticos. Parcimônia seria uma boa pedida.


Fonte: O Potiguar 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179