Olho D'água do Borges/RN -

CPI da Covid é instalada e membros pedem cópias de 12 contratos do Governo do Estado. Confira a lista de quem foi convocado para prestar esclarecimentos

 

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga 12 contratos firmados pelo Governo do Estado referentes ao enfrentamento à pandemia da covid-19 foi instalada na tarde desta quarta-feira (4), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. Os membros confirmaram a indicação do deputado Kelps Lima (Solidariedade) ao posto de presidente, enquanto o deputado Francisco do PT será o relator. Os deputados Getúlio Rêgo (DEM), George Soares (PL) e Gustavo Carvalho (PSDB) serão os membros titulares, enquanto que os deputados Galeno Torquato (PSD), Nelter Queiroz (MDB), Tomba Farias (PSDB), Ubaldo Fernandes (PL) e Isolda Dantas (PT) serão os membros suplentes. Na primeira reunião, o plano de trabalho e requerimentos foram aprovados.

Por proposição do presidente da CPI e aprovação dos membros, ficou definido que as reuniões da comissão ocorrerão às quartas e quintas-feiras, a partir das 13h, desde que a sessão ordinária em plenário tenha sido finalizada. O relatório final a ser elaborado pela comissão, também por decisão consensual dos parlamentares membros, deve ser apresentado pelo relator até a antepenúltima semana de realização dos trabalhos, previstos para ocorrerem até o dia 4 de dezembro. Também por decisão da comissão, todos as informações que chegarem à CPI ou que forem solicitadas em nome do grupo deverão passar pelo presidente da comissão, com cópia encaminhada ao relator, assim como todas as solicitações de informações feitas pela CPI deverão constar com prazo para a resposta em dias úteis.

Entre os requerimentos apreciados, os parlamentares aprovaram a solicitação à Secretaria Estadual de Saúde de cópias de todos os 12 contratos investigados pela comissão, para que sejam respondidos em até 48 horas. Além disso, também solicitaram ao Ministério Público Estadual, Federal, a Procuradoria Geral da República, Polícia Federal, Tribunal de Contas do Estado, Tribunal de Contas da União, Controladoria Geral da União informações, sigilosas ou não, de todas as investigações que porventura tratem sobre os contratos que serão analisados pela comissão, incluindo a compra de respiradores pelo Consórcio Nordeste à empresa Hempcare.

Entre os pedidos de convocação, está o ex-presidente do Consórcio Nordeste, Rui Costa, que comandava a autarquia à época do contrato para compra dos respiradores pulmonares que resultaram em prejuízo próximo a R$ 49 milhões aos estados da região, incluindo o Rio Grande do Norte, que perdeu quase R$ 5 milhões. O relator, contudo, demonstrou dúvidas sobre a legalidade da convocação.

Após a reunião, ficou agendada uma nova reunião para a quarta-feira (11). Não há a confirmação se ocorrerão oitivas no dia, o que vai depender da disponibilidade dos convocados e convidados pela comissão.

Ficou também definido nesta quarta-feira (4), os nomes que serão convocados para prestar esclarecimentos sobre ações relacionadas ao Governo do RN durante a pandemia do coronavírus, confira a lista:

  • Rui Costa – Governador da Bahia
  • Cristiana Prestes Taddeo – Proprietária da Hempcare
  • Luiz Henrique Ramos – Sócio da Hempcare
  • Paulo de Tarso – Proprietário da Bioenergy
  • Carlos Gabas – Secretário-Executivo do Consórcio Nordeste
  • Bruno Dauster – Ex-Secretário da Casa Civil da Bahia
  • Jorio Dauster – Irmão do Ex-Secretário da Casa Civil da Bahia
  • Carlos Kerbes – Sócio do irmão do Ex-Secretário da Casa Civil da Bahia
  • Paulo Moreno – Procurador-Geral da Bahia
  • Jesiel Soares da Silva - Fiscal do Contrato nomeado por Carlos Gabbas para acompanhar a execução da compra dos respiradores junto à Hempcare
  • Valderir Claudino de Souza - Gerente de Administração do Consórcio Nordeste.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179