Olho D'água do Borges/RN -

Municipio de Olho D’água do Borges realiza primeira reunião do Comitê Gestor Municipal da Bovinocultura de leite, do Programa de Desenvolvimento Territorial - PRODETER

Foi realizada na manhã desta quarta-feira (22), na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de Olho D’água do Borges, a primeira reunião do Programa de Desenvolvimento Territorial - PRODETER, com a presença do agente de desenvolvimento do BNB, João Cavalcante, produtores de leite, e o Comitê Gestor local, da Bovinocultura de Leite do Território Sertão do Apodi.

O objetivo principal da reunião foi apresentar aos criadores locais, como será desenvolvido o programa no município, e planejar com as instituições parceiras presentes, as principais ações que serão focadas e priorizadas no ano de 2019. 

Ficou determinado um prazo até o dia 30 de agosto, para o comitê local apresentar a relação nominal dos produtores de leite do município que estejam interessados em participar do programa e no mês de setembro, já haverá uma nova reunião com esses produtores para assinatura do termo de adesão e de compromisso. Lembrando que neste primeiro momento, só poderão participar no máximo 20 produtores por cada muicipio.

Também ficou marcado para o dia 27 de agosto, uma reunião no mesmo local, com o Comitê Gestor regional (Composto por representantes dos dez municípios participantes do programa), para definir datas para as reuniões seguintes e outros assuntos.
Quem também esteve presente na reunião foi o Diretor do IDIARN, Regional de Umarizal, Cezar Galvão e o médico veterinário Paulo Moscoso, para falar da campanha de vacinação da Brucelose bovina, onde os criadores terão obrigatoriamente que vacinar todas as bezerras com idade entre 3 e 8 meses de idade. 

É importante frisar que a vacina só poderá ser aplicada por um medico veterinário credenciado no IDIARN, e os criadores que deixarem de vacinar seus animais nessa faixa etária, ficarão impedidos de tirar GTA e transitar livremente com seus animais.

Após a vacinação dos animais, o produtor tem que fazer  a comunicação ao Instituto de Defesa Agropecuária do Rio Grande do Norte - IDIARN ou na Secretaria Municipal de agricultura local. Vale lembrar ainda que a campanha de vacinação contra a brucelose é semestral, assim como a da febre da aftosa.

Maiores informações, procure a Secretaria Municipal de Agricultura ou o IDIARN em Umarizal.


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179