As prefeituras
brasileiras recebem um reforço significativo no caixa com o pagamento da
segunda parcela do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), somado ao
repasse extra de 1%, que totaliza R$ 9,9 bilhões.
Os recursos são
7,52% superiores aos registrados no mesmo período do ano passado e, segundo os
dados divulgados, o volume transferido em 2026 já ultrapassa o total repassado
durante todo o ano de 2025, apesar de o exercício ainda não ter sido concluído.
O novo repasse
representa um importante incremento financeiro para os municípios, ampliando a
capacidade de investimento e manutenção dos serviços públicos. O valor adicional
de 1% do FPM, aliado à segunda parcela do fundo, fortalece os cofres das
prefeituras em todo o país.
Os números
mostram um crescimento de 7,52% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Além disso, o montante acumulado de recursos transferidos em 2026 já supera o
total registrado ao longo de 2025, evidenciando um aumento na arrecadação e nos
repasses constitucionais.
Mesmo diante do
cenário de crescimento nas transferências, ainda há prefeitos que seguem
reclamando da situação financeira dos municípios e das dificuldades para manter
o equilíbrio das contas públicas.
0 comentários:
Postar um comentário