Olho D'água do Borges/RN -

PEC aprovada na Assembleia tira do TCE a responsabilidade "total" de fiscalizar poder público do RN

 

A Assembleia Legislativa do RN aprovou hoje (5) duas propostas de emenda à constituição estadual (PEC) que muda o funcionamento e a fiscalização do poder público potiguar. A primeira, amplia a data limite para aposentadoria de conselheiros do Tribunal de Contas do Estado (TCE), de 65 para 70 anos. A segunda, devolve para a própria Assembleia a responsabilidade pelo "controle externo" do poder público. 

Segundo o que foi divulgado pelas propostas, ambas de autoria da Mesa Diretora da ALRN, a ampliação da data limite para aposentadoria adequa aos mesmos termos da Constituição Federal (CF), cumprindo esta simetria nesse ponto. Na CF, a idade máxima é de 70 anos para ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

Fato curioso é o fato do RN viver, atualmente, uma polêmica grande quanto a aposentadoria de servidores públicos, diante da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que praticamente obriga a aposentadoria de milhares de funcionários e pode fazer com que os serviços públicos entrem em colapso. 

O segundo ponto da PEC aprovada pelos parlamentares potiguares é o estabelecimento do controle externo da Assembleia Legislativa, que atualmente estava sob total responsabilidade do Tribunal de Contas. 

O TCE irá continuar realizando, mas a partir de agora, com a promulgação da PEC, o legislativo potiguar terá possibilidade de estabelecer um órgão interno com atuação fiscalizadora em todas as esferas púbicas do RN.

 96FM

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179