Olho D'água do Borges/RN -

Mossoró é apontada como cidade mais violenta do Brasil em 2022

 

A cidade de Mossoró, na região Oeste do Rio Grande do Norte, foi considerada a cidade mais violenta do Brasil, de acordo com o ranking elaborado anualmente pela organização não governamental mexicana Seguridad, Justicia y Paz (Conselho Cidadão para Segurança Pública e Justiça Penal). A capital do Oeste ocupou a 11ª posição na lista das 50 cidades com mais assassinatos por 100 mil habitantes do Mundo em 2022, sendo o município brasileiro com maior destaque negativo. Natal também apareceu na lista na posição 28ª do Mundo e na 6ª entre as brasileiras. Em contrapartida, a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesed/RN) alega que Natal e Mossoró têm redução de 48% e 15% em total de mortes violentas nos últimos 4 anos.

Contudo, de acordo com o estudo da Seguridad, Justicia y Paz, Mossoró registrou 167 homicídios em todo o ano de 2022, o que corresponde a quase uma morte violenta a cada dois dias ou a uma taxa de 63,21 homicídios por 100 mil habitantes. Já a capital potiguar teve uma taxa de 45,06 homicídios por 100 mil cidadãos.

O especialista em segurança pública e sociólogo, Francisco Augusto Cruz, diz que um dos fatores que podem explicar o elevado índice de violência nas cidades potiguares é a atuação das facções criminosas na disputa por territórios para o tráfico de drogas. “Ainda não há uma articulação suficiente para o combate às articulações criminosas, as facções. Essas organizações ainda conseguem crescer, se expandir com o uso da violência no Rio Grande do Norte, o que é um grande problema. Esse é um dos problemas do México também, que é o país com mais regiões no ranking”, analisa.

Ele destaca que a própria ONG que elaborou o estudo faz uma crítica ao modelo de gestão das polícias, de controle policial. “Me parece que é uma situação muito parecida com a que temos no Rio Grande do Norte”, destaca Cruz. Das 50 localidades consideradas mais violentas em todo o Mundo, 10 ficam no Brasil e 17 no México, país com o maior número de cidades violentas no ranking: 17 de 50. Colima, localizada no México, se tornou a cidade mais violenta  do mundo com uma taxa de 181,94 homicídios por cem mil habitantes em 2022.

A reportagem da TRIBUNA DO NORTE conversou com o atual chefe da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Civil (Sesed), coronel Francisco Araújo, que afirmou não ter conhecimento do estudo e, por isso, iria analisar o levantamento para se pronunciar posteriormente. A TN tentou contato com a Coordenadoria de Informações Estatísticas e Análises Criminas (Coine/Sesed), mas não houve retorno até o fechamento desta edição.

Em nota, a Secretaria de Segurança garante que o Rio Grande do Norte tem registrado reduções significativas nos índices de violência e criminalidade. “Quanto às Condutas Violentas Letais Intencionais, os chamados CVLIs, houve queda em Natal e em Mossoró, ou seja, diminuição da violência nas duas maiores e principais cidades do Estado”, reforça a Sesed/RN.

O comunicado faz um comparativo da atual gestão com a anterior, mas não menciona o estudo da ONG mexicana. “Na capital potiguar, comparando os últimos quatro anos com os quatros anos da gestão anterior, a diminuição foi de 48,3%. Já em Mossoró, a redução foi de -15,6% no mesmo período. Na série histórica das CVLIs, tratando de números absolutos, na capital potiguar foram registradas 2.166 mortes violentas letais intencionais entre os anos de 2015 e 2018. Já entre 2019 e 2022, foram 1.120 ocorrências, o que representa a queda de 48,3%. Em Mossoró, entre 2015 e 2018, foram 871 CVLIs, contra 735 registros da mesma natureza ocorridos entre 2019 e 2022, o que representa a redução de 15,6%”, informa a Secretaria.

Especialista aponta disputa entre facções 

Em primeiro lugar no ranking mundial de vítimas por 100 mil habitantes está Colima com uma taxa de 181,94 por 100 mil cidadãos; seguido por Zamora, com 177,73 homicídios; Ciudad Obregón em terceiro lugar, com 138,23; e o quarto lugar, Zacatecas, com uma taxa de 134. O parâmetro utilizado pela pesquisa da organização não governamental mexicana Seguridad, Justicia y Paz é o homicídio.

O sociólogo Francisco Augusto Cruz diz que, neste contexto, este tipo de crime está ligado às disputas de facções criminosas. “De forma geral esses homicídios são resultados de vinganças, acertos de conta, dívidas, desentendimentos. Geralmente as localizações desses homicídios são em locais periféricos pouco assistidos pela Polícia. A gente precisa fazer uma análise de como está sendo a estratégia de policiamento desses bairros mais violentos de Natal e Mossoró. Geralmente são bairros sem a presença do Estado”, comenta.

Além de Mossoró (11º) e Natal (28º), outros oito municípios aparecem entre os mais violentos do Mundo em 2022. Com exceção de Manaus, todos ficam na região Nordeste: Salvador/BA (19º); Manaus/AM (21º); Feira de Santana/BA (22º); Vitória da Conquista/BA (26º); Fortaleza/CE (31º); Recife/PE (35º); Maceió/AL (36º); Teresina/PI (41º). Não é a primeira vez que cidades potiguares são protagonistas negativas da violência a nível mundial. Na lista das 50 cidades mais violentas do Mundo em 2021, Mossoró e Natal ocuparam as posições 20º e 33º, respectivamente.

Francisco Augusto Cruz analisa que a melhora do cenário passa por uma reorganização das polícias do Estado e parcerias com os municípios. “Precisa montar uma estratégia combativa às facções em parceria com as prefeituras. São os prefeitos que sabem o funcionamento da cidade, que sabem para que lado a cidade se desenvolve, para que lado a pobreza se expande. Não que a pobreza seja uma condição para a existência do mundo do crime, mas a criminalidade se apropriou da pobreza para poder se expandir porque se aproveita de um contexto de desemprego, fome, crise econômica”, diz.

 Tribuna do Norte

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179