Olho D'água do Borges/RN -

Governo anuncia fim da divulgação diária de dados sobre covid

 

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou que suspenderá a divulgação diária de dados sobre a covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, os números da doença serão atualizados apenas semanalmente. A mudança entra em vigor a partir de 3 de março.

A pasta anunciou a alteração nas regras durante a 2ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Tripartite (CIT). Conforme o ministério, entidades como o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) firmaram o acordo.

“Não há mais motivo para a notificação diária”, disse Jurandi Frutuoso, secretário executivo do Conass. De acordo com o informativo, a alteração na periodicidade tem o objetivo de “otimizar” o trabalho das equipes de vigilância dos municípios, dos Estados e do próprio ministério.

Segundo o ministério, apenas nove Estados atualizam os dados diariamente. Outros 18 Estados não informam casos e óbitos pela doença nos fins de semana. Desses, três reportam as informações uma vez por semana. A pasta não especificou, entretanto, quais unidades da Federação estão desfalcando o banco de informações.

Para fazer o boletim nacional, o ministério depende dos dados fornecidos pelos Estados e pelo Distrito Federal, que abastecem dois sistemas da pasta: o Sivep-Gripe e o eSUS Notifica.

“Os dados informados diariamente não permitem análises epidemiológicas, conforme solicitado pela sociedade e pelos órgãos de controle”, justificou a pasta.

Revista Oeste 

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179