Olho D'água do Borges/RN -

Fábio Dantas dispara sobre educação no governo Fátima: "Estamos parados no tempo".

 

O pré-candidato a Governador do RN, Fábio Dantas, em visita aos municípios do estado tem constatado um péssimo denominador comum entre as cidades: a educação ruim e inerte na solução dos problemas do setor. 

“Antes fossem só números ruins, presenciando a situação é ainda mais grave”, declarou. Fábio Dantas lembra que o Rio Grande do Norte hoje tem à frente da gestão uma professora, que prometeu mudar a situação educacional potiguar, como principal bandeira de governo. 

“Como gerar emprego e renda sem investir na educação? A pandemia que enfrentamos não pode ser uma desculpa. Isso representa a impossibilidade de ter pessoas preparadas e instruídos para o mercado de trabalho, pois além de falta de qualificação, falta o básico: escolaridade satisfatória”, completou. 

A taxa de jovens e adultos potiguares que não sabem ler ou escrever é o dobro da média nacional. O analfabetismo atinge 372 mil pessoas no Rio Grande do Norte. Deste total, 188 mil estão dentro da população acima dos 15 anos. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). “A amostra é de 2019, mas o que foi feito, na prática, para mudar essa realidade?”, disse o pré-candidato. 

Em relação à população com Ensino Médio completo ou equivalente, o Rio Grande do Norte tem média inferior a nacional. 26,9% da população de 25 anos ou mais completaram esse nível de instrução. O índice potiguar está entre os mais baixos do país, à frente apenas de Paraíba (24%), Alagoas (23,2%) e Piauí (22,9%).

"Contratar professores, qualificar esses professores e ter uma política educacional efetivamente implantada no cotidiano das escolas estaduais é urgente. Estamos parados no tempo, sem um planejamento pedagógico sistemático e eficaz", completou.

Fonte: Portal Grande Ponto

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179