Olho D'água do Borges/RN -

3 x 0 - Três ministros votam para manter decisão que suspendeu orçamento secreto

 

Apenas cinco minutos após abrir o julgamento, três ministros do Supremo Tribunal Federal já votaram nesta madrugada para manter a decisão da ministra Rosa Weber (foto) que suspendeu o pagamento das emendas de relator ao Orçamento da União, o chamado “orçamento secreto”.

Seguindo a relatora, os ministros Luís Roberto Barroso e Cármen Lúcia também votaram para determinar que o governo e o Congresso adotem medidas de transparência para execução dos recursos para que seja assegurado amplo acesso público a todas as demandas de parlamentares sobre a distribuição das emendas de relator, em um prazo de 30 dias, em plataforma eletrônica.

A decisão de Rosa Weber foi concedida nas ações do PSOL, do Cidadania e do PSB que pedem para que o Supremo torne sem efeitos a execução dessas emendas.

Os ministros analisam no plenário virtual se mantêm ou não a decisão de Rosa. Os ministros terão até as 23h59 da quarta-feira (10) para depositar seus votos no sistema eletrônico.

Neste tipo de julgamento, os ministros não discutem, apenas colocam os votos no sistema. Caso haja um pedido de destaque, o caso é levado ao plenário físico. A liminar precisa contar com seis votos para que seja mantida — atualmente, a Corte tem funcionado com apenas 10 ministros.

 O Antagonista

0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179