Olho D'água do Borges/RN -

Banco do Nordeste lançou com sucesso, Plano de Ação Territorial (PAT), da bovinocultura de leite, na cidade de Patu.

O Bando do Nordeste através de sua Superintendência Estadual, lançou ontem, terça-feira (09), na cidade de Patu o "Plano de Ação Territorial da Bovinocultura do Leite", em parceria com o Comitê Gestor Territorial - GGT do Território Sertão-Apodi.

O evento lotou o auditório do Campus Universitário da UERN, na cidade de Patu-RN, onde estiveram presentes, representantes do BNB, prefeitos, vice prefeitos, secretários municipais, representantes de sindicatos e associações rurais, e instituições representativas da cadeia produtiva do leite na região.

O Plano de Ação Territorial-PAT, no Território Sertão do Apodi, é gerido por um Comitê Gestor Territorial da Bovinocultura Leiteira, composto por 10 Municípios que fizeram adesão ao PRODETER, que são, Apodi, Campo Grande, Caraúbas, Felipe Guerra, Janduis, Messias Targino, Olho D’água do Borges, Rafael Godeiro, Patu e Umarizal.

A partir de agora o comitê gestor começa a desenvolver ações junto aos comitês municipais,  visando melhorar e fortalecer a produção de leite, que tem como objetivo, aumentar sua produtividade em 100% no decorrer dos quatro anos de duração do PRODETER.

O programa através do Banco do Nordeste, irá oferecer a capacitação e financiamentos aos produtores, para investir na atividade de produção de leite, mas para isso, os produtores que vão participarem do projeto terão que assinar um termo de compromisso, aderindo às normas estabelecidas pelo programa.

Entre as ações desenvolvidas pelo programa para o aumento da produção leiteira, estão: O armazenamento de água e forragens, implantação da cultura da palma forrageira, melhoramento das instalações, melhoramento genético do rebanho, controle higiênico e sanitário dos animais, compra coletiva e mercado consumidor, entre outras ações.

A baixa produtividade de leite, a falta investimentos, a falta de mercado consumidor e o alto custo de produção são atualmente  os gargalos comuns aos produtores de leite da região. E para isso, o Banco do Nordeste, além de trabalhar para organizar as atividades escolhidas pelas próprias comunidades, tem papel fundamental para o êxito das ações com sua política de crédito. 









0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179