Olho D'água do Borges/RN -

Criadores de cordeiro da região oeste fizeram intercambio nos municípios de Pedro Avelino e Lajes, para conhecer o confinamento a base da dieta de alto grão

Fazenda São João em Pedro Avelino do criador Eugênio Rodrigues - camisa branca

Criadores de Ovinos e caprinos da região oeste que participam do "Projeto Cordeiro e Cabrito da Chapada" desenvolvido pelo SEBRAE, escritório de Apodi, fizeram nesta sexta-feira, 08 um intercambio nos municípios de Pedro Avelino e Lajes, para conhecer melhor o confinamento de cordeiros à base da dieta do alto grão.

Às visitas foram feitas nas fazenda São João de propriedade de Eugenio Rodrigues, no município de Pedro Avelino, e fazenda Carajás de propriedade de Edimilson Fernandes, no município de Lajes-RN.

Participaram da viagem o Zootecnista Felipe Barreto e o agrônomo Renato Alencar da FUNCERN, e os criadores Gilberto Dias, de Olho D’água do Borges, Elionaldo de Caraúbas, Volmar, João Melo e Rodrigo Freitas, de Severiano Melo. Foi uma viagem muito proveitosa para o grupo de criadores, que tiveram a oportunidade de conhecer de perto o manejo de cordeiros com  essa nova forma de confinamento através da dieta de alto grão sem a utilização do volumoso.

Visita do grupo à fazenda São João em Pedro Avelino-RN

Em busca de eficiência produtiva e econômica, criadores de ovinos tem apostado na dieta alto grão, porém, diga-se de passagem, não é uma dieta simples de ser utilizada e requer cuidados quanto ao manejo e adaptação dos animais.

Com o uso da dieta de alto grão em animais confinados torna-se necessário o uso de um manejo nutricional adequado durante a fase de adaptação dos cordeiros para a prevenção de problemas digestivos dos animais para que os microorganismos do rúmen se adaptem à grande quantidade de carboidratos não fibrosos e de fermentação rápida, provenientes de dietas ricas em amido.

Como pontos positivos da dieta do alto grão, destacam-se: maior eficiência alimentar, maior ganho de peso e consequente redução de dias de cocho, menor custo operacional, melhor acabamento (pelo maior teor de energia da dieta) e maior rendimento de carcaça e redução no tempo para terminação e abate.

O Criador Eugênio Rodrigues de Pedro Avelino repassando informações para o grupo






Mistura do alto grão



Grupo recebendo explicações na fazenda Carajás, no município de Lajes-RN

Grupo atento às explicações do criador Edimilson Fernandes - Camisa Rosa









Lote de ovinos da raça Cariri


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179