A partir do primeiro minuto deste sábado, os preços da
gasolina e do diesel ficaram 3,2% e 2,7%, respectivamente, mais baratos na
porta das refinarias de todo o país. A decisão foi anunciada ontem (14) pela
Petrobras que mudou a política de preços para os derivados que vigorava há
cerca de uma década. Com a diminuição de preços, nos postos de gasolina o
diesel deverá cair em média 1,8% e a gasolina 1,4%, em ambos os casos uma queda
de R$ 0,05 por litro.
A nova política, que também passará a vigorar a partir de
amanhã, terá como base os preços da commodities praticados no mercado
internacional e avaliações mensais para reajustes ou não dos preços dos
combustíveis para cima ou para baixo, dependendo da oscilação do preço dos
produtos no mercado global.
Para pôr em prática essa nova política, a Petrobras criou
o Grupo Executivo de Mercado e Preços, que, já em sua primeira reunião, decidiu
pela redução ontem anunciada. Segundo a assessoria da Petrobras, essa é a
primeira vez que a redução de preços dos derivados ocorre desde junho de 2009,
quando o diesel caiu 15% e a gasolina, 4,5%.
Ao abrir ontem a entrevista, o presidente da Petrobras,
Pedro Parente, disse que o impacto da decisão nas bombas de todo o país vai
depender das redes de distribuição e dos donos dos postos.
Pedro Parente explicou que a empresa estará praticando a
nova política a partir de amanhã. “Ela é baseada na paridade internacional de
preços, que é assim que funciona quando você está lidando com uma commoditie,
o que é o caso dos derivados. Sobre essa paridade você coloca a margem da
empresa (que leva em conta vários fatores), e também coloca os tributos e
impostos”, disse.
“E, ao anunciar essa nova política, nós achamos também
que seria importante fazer um movimento de preços levando em conta que tem
havido um aumento de importações, especialmente de diesel, mas também da
gasolina, além da sazonalidade do mercado mundial de derivados”.
Parente também afirmou que a decisão pela redução não
trará impacto nas contas da Petrobras, “uma vez que, ao estipular o preço, você
tem que olhar também o market share(participação de
mercado) e a utilização da capacidade instalada das refinarias, e não só o
preço de venda. E, de acordo com os nossos parâmetros internos e com o nosso
planejamento estratégico, a decisão não coloca em risco o cumprimento das metas
anunciadas [no Plano de Negócios e Gestão 2017-2021 da companhia].
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