Olho D'água do Borges/RN -

'Resultado de anos de descaso', diz secretário sobre ataques no RN


"Tudo isso que estamos passando é resultado de anos de descaso, de falta de atenção e de investimentos em segurança pública. Chegamos ao fundo do poço e agora, aos poucos, estamos começando a sair dele". É assim que o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Rio Grande do Norte (Sesed) define a onda de ataques criminosos que atingiu o Estado na última semana.

General da reserva do Exército Brasileiro, Lundgren está há menos de quatro meses à frente da Sesed. "É bom frisar que essa onda de ataques só começou porque o Estado, enfim, decidiu retomar o controle dos presídios". Ele explicou como foi planejada essa retomada: "Em junho, por ordem do governador Robinson Faria, em uma reunião aqui mesmo na Secretária de Segurança, decidimos, eu e o secretário Wallber [Virgolino, titular da Secretaria de Justiça e Cidadania], que era hora de fazer isso. Sabemos que os cabeças de facções, mesmo presos, comandavam o crime aqui fora. Tínhamos que instalar os bloqueadores para poder controlar a situação".

O secretário disse que, por mais de dois meses, foi elaborado um "plano estratégico" para conter a reação dos criminosos à instalação de bloqueadores de celular. "O Estado começou pela Penitenciária Estadual de Parnamirim (PEP), na quinta-feira (28), a eliminar os escritórios do crime. Já nesse mesmo dia, ficamos de prontidão. Na sexta, assim que soube do ataque a um micro-ônibus em Macaíba, determinei que fosse iniciada a Operação Guardião. Essa ação, que envolve todos os órgãos de segurança pública que atuam no Rio Grande do Norte, tem por objetivo minimizar a reação dos criminosos. Avalio, após esse período, que nosso planejamento foi suficiente".


0 comentários:

Postar um comentário

 
Copyright © 2010-2013 Blog do Gilberto Dias | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento » RONNYdesing | ronnykliver@live.com - (84)9666-7179